(Agência SBPC) – Apesar do potencial hidroelétrico da Amazônia, onde circula 20% da água doce do planeta, a energia ainda é um problema para a região norte do País. Visando buscar alternativas, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT) desenvolveu um projeto para estudar a questão e propor soluções. Os resultados deste trabalho foram consolidados no livro “Alternativas para o uso do gás natural na região norte”, que foi lançado ontem (14/07) na Exposição de Tecnologia e Ciência (17ª ExpoT&C ), realizada durante a 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
A demanda foi gerada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), que apoiou o projeto com recursos do Fundo Setorial de Petróleo e Gás (CT-Petro), com o objetivo de examinar as diferentes possibilidades técnicas nas aplicações do gás natural que passou a ser explorado na bacia de Urucu, no Amazonas. Durante o desenvolvimento da pesquisa, foram avaliados os benefícios e impactos para a região sob os pontos de vista econômico e sócio-ambiental.
A organização do trabalho ficou a cargo dos engenheiros Mauricio Francisco Henriques Junior e Sandra de Castro Villar, ambos da área de energia do INT. O estudo também contou com a participação de especialistas da região, em particular do Centro de Desenvolvimento da Amazônia (CDAM/Ufam), com a colaboração da Manaus Energia, Suframa e Cigas.
Da assessoria de comunicação do INT