(Agência SBPC) – “Física é a ciência que trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças”. Esta é apenas uma das várias definições para o estudo da física. No entanto, qualquer uma delas soa estranho aos ouvidos de jovens alunos do ensino fundamental e, muitas vezes, do ensino médio. O problema tende a se acentuar quando os professores começam a mostrar aquelas equações que mais parecem um quebra-cabeça. Porém, para os alunos participantes do projeto “Casa da Física”, aprender física é algo prazeroso e fácil.
Coordenado pelo professor José Pedro Cordeiro, o projeto funciona desde 2004 e atende mais de mil alunos por sábado, do ensino fundamental e médio, vindos das escolas municipais e estaduais. O professor conta que idéia da Casa nasceu a partir dos resultados obtidos na Olimpíada Brasileira de Física, em 2003, quando foi constatada a necessidade de um programa voltado para a melhoria do desempenho de alunos do ensino médio em competições desse nível. Na tentativa de mudar este quadro, ele fundou, em agosto de 2004, a Casa da Física. “Nós sabemos que a experimentação, nas aulas de física, tem sido considerada difícil e muitas vezes inexistente nas escolas. Os alunos não encontram espaço para aprender com a prática. Então, como tornar alguns conteúdos mais fáceis de serem apreendidos e ensinados?”, questiona.
De acordo com o coordenador, o aluno precisa interagir com a disciplina, e isso só pode ser feito por meio do experimento, ou seja, de aulas práticas que traduzam para o aluno conceitos e equações complexas. “É muito importante que o aluno interaja com a física. O experimento facilita essa aproximação e o entendimento da equação. Ou seja, após esse contato, a teoria se torna muito mais fácil, o aprendizado prazeroso e, sem dúvida, o aluno passa a gostar mais de ciência”, explica. Para funcionar o projeto conta com mais de 30 monitores, alunos dos cursos de graduação de física, ciências naturais, engenharia da computação, estatística e outros. As aulas são ministradas nas salas e laboratórios do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e contam com alunos da 1ª série do ensino fundamental a 3º do ensino médio.
Para Renata Jati, aluna da “Escola Estadual Sólon de Lucena” e participante do projeto há um ano, estar na Casa da Física tem
sido uma experiência maravilhosa. “Aqui eu pude aprender muito, mas o melhor é poder levar esse conhecimento para outras pessoas”. Sua irmã, Raiane Jati, aluna da “Escola Estadual Antenor Sarmento”, que também está há um ano, compartilha do mesmo pensamento e acrescenta: “gosto muito das aulas porque elas me ajudam com as tarefas da escola”. Para Francisco Augusto, aluno da “Escola Municipal Raimundo Gonçalves Nogueira”, o projeto o ajudou a aprender matemática, facilitando o entendimento das equações.
A Casa da Física pode ser visitada na SBPC Jovem, em um estande feito com mais de 20 mil garrafas PETs, localizado na Faculdade de Estudos Sociais, setor norte do Campus Universitário da Ufam. Além disso, o projeto também trouxe um planetário, cedido pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins, do Rio de Janeiro. De 14 a 17, das 15h às 20h, o público poderá, por meio de telescópio, olhar o céu mais de perto. As observações serão supervisionadas pelo professor João Batista, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Aldinéa de Paula, da Ufam, para a Agência SBPC