Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia |
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 11. Ensino-Aprendizagem |
Ensino e Aprendizagem da Leitura nos Anos Iniciais |
Marizete Sampaio dos Santos Rangel UFRB Ana Rita Santiago da Silva UFRB |
1. Estudante de Pedagogia da Universidade Federal do Reconcavo da Bahia 2. Professora Assistente da Universidade Federal do Reconcavo da Bahia |
INTRODUÇÃO: |
O trabalho Ensino e Aprendizagem da Leitura nos Anos Iniciais é resultado do projeto de pesquisa para conclusão do curso de Pedagogia, em andamento, da UFRB. Os objetivos deste, constituem-se na análise das estratégias que a docente da turma investigada utiliza para desenvolver habilidades leitoras do/a educando/a, considerando a perspectiva do letramento, bem como estabelecer reflexões sobre o trabalho com a diversidade textual. A aprendizagem da leitura depende de fatores internos e externos. Os aspectos internos correspondem ao desenvolvimento psíquico, emocional e intelectual e os externos se referem ao contexto econômico, social e cultural de cada aprendente. Esses aspectos interferem, porém não são determinantes para o processo de aprendizagem, pois a forma como o professor alfabetizador desenvolve seu trabalho influencia diretamente a aprendizagem, tornando-a significativa ou não. É através da leitura que adquirimos os saberes relacionados às outras áreas de conhecimento e, consequentemente, ampliamos nossa visão de mundo. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada em uma escola pública localizada em um bairro popular da cidade de Mutuipe-BA. Desenvolveu-se a partir de duas etapas: a observação direta na sala de aula e a entrevista com a docente. A observação constitui-se num passo importante pois, segundo Marconi e Lakatos, “[...] no estudo de campo, o pesquisador realiza a maior parte do trabalho pessoalmente, pois é enfatizada a importância de o pesquisador ter tido ele mesmo uma experiência direta com a situação de estudo”(p. 57). A observação direta também possibilitou maior eficácia com relação à analise dos materiais utilizados para a leitura e dos procedimentos metodológicos relacionados ao tempo que a docente dedica ao ensino de habilidades leitoras na sala de aula. |
RESULTADOS: |
Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de o professor conhecer os pressupostos teóricos da alfabetização e letramento para definir melhor os procedimentos metodológicos utilizados na sala de aula e destacam a importância do trabalho com a diversidade textual para que seja possível a formação de leitores autônomos. Para tanto, é necessário a formação continuada do professor alfabetizador para favorecer a aproximação entre o contexto escolar e o contexto social, desenvolvendo assim, atividades que favoreçam a formação leitora e escritora dos alunos, tornando-os protagonistas do processo de construção do conhecimento. |
CONCLUSÃO: |
Alfabetizar não é tarefa simples, exige uma boa formação profissional e precisa considerar os aspectos psicológicos, emocionais, pedagógicos e sociais que favorecem o conhecimento em torno da leitura na alfabetização. Para tanto, é preciso superar algumas concepções sobre o aprendizado inicial da leitura e a principal delas é a de que ler é simplesmente decodificar, converter letras em sons. |
Instituição de Fomento: UFRB |
Palavras-chave: Ensino, Aprendizagem, Leitura. |