Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia |
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 4. Educação Básica |
CONDICÕES PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS |
Ednaldo Barreto da Silva 1 Edmar do Espírito Santo 2 Daiane Lago Novais 3 |
1. Professor de Educação Física 2. Professor de Educação Física da FAMAM 3. Graduanda de Zootecnia da UFRB |
INTRODUÇÃO: |
Atualmente entende-se a Educação Física na escola como uma área que trata da cultura de movimento que tem como finalidade introduzir e integrar o aluno nessa esfera. Como componente curricular na rede de ensino, deveria ser vista com mais responsabilidade como disciplina. Poucos são os investimentos na infra-estrutura das escolas para realização de suas aulas, a falta de material didático é constante, fazendo com que o professor improvise sempre ou realize aulas teóricas durante todo o ano letivo, deixando os alunos isentos de desfrutar de atividades pedagógicas adequadas que poderia trazer grande benefício no decorrer das aulas. Nesse sentido, o aluno deverá ser preparado para usufruir das atividades didáticas pedagógicas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida. Sabendo da importância desta disciplina no meio escolar, este estudo teve como objetivo analisar as condições de trabalho encontradas pelos professores da área de Educação Física e a sua qualificação profissional na atual estrutura oferecida pelas escolas públicas do município de Sapeaçu – Ba no ano de 2009. |
METODOLOGIA: |
A presente pesquisa foi quantitativo-descritivo. A população do presente estudo foi constituída por 8 (oito) professores que ensinam a disciplina Educação Física nas 4 (quatro) escolas públicas (municipais e estaduais) do município de Sapeaçu-Ba. A pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira com uma análise observacional e a segunda com a entrevista. Os dados foram coletados por meio de um questionário padronizado elaborado pelo pesquisador e seu orientador contendo 7 (sete) perguntas objetivas aplicada nas dependências das quatro escolas que pertencem ao estudo, e foi realizada de maneira individual. Com a obtenção desses dados, foram feitas as análises que foram devidamente confrontadas com o referencial teórico que deram suporte para o estudo. |
RESULTADOS: |
As escolas públicas (estaduais e municipais) que detém o ensino fundamental II vivem em uma triste realidade quando se trata da disciplina Educação Física. A presente pesquisa nos traz alguns dos problemas enfrentados pelo professor de Educação Física nessas escolas como: condições de trabalho ruim, quadras deterioradas, materiais didáticos pedagógicos insuficientes ou inexistentes. É comum as aulas acontecerem de forma teórica, ou quando práticas, realizados em locais inadequados e improvisados. Observou-se que 87,5% dos professores que ensinam a disciplina na rede pública de Sapeaçu não possuíam formação na área, 50% deles saem direto do ensino médio para lecionarem a disciplina sem nenhum tipo de conhecimento e preparação, apenas um professor possuía licenciatura em Educação Física, caracterizando 12,5% dos profissionais. Três deles (37,5%) disseram que tem um planejamento para a disciplina, os outros 72,5% relataram que a Educação Física necessita só de alguma criatividade e que a ensinam conforme vontade dos alunos. Este fato mostra a desvalorização da Educação Física escolar, todos se acham em condições de lecionar a disciplina e acabam aplicando qualquer atividade para cumprir a sua carga horária, e quem se prejudica com esse descaso são os alunos. |
CONCLUSÃO: |
Identificou-se nos limites deste trabalho, a necessidade da Educação Física Escolar refletir constantemente em torno de seus objetivos, pressupostos teóricos, limitações e possibilidades, uma vez que a sociedade em que estamos inseridos nos apresenta novos desafios. Há necessidade de atentarmos para a problemática das condições do trabalho docente, para que superada as deficiências estruturais possa consolidar sua importância e a sua permanência no âmbito da Educação Básica. |
Palavras-chave: Conteúdo didático, formação profissional, infra-estrutura. |