Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 1. Ecologia Aplicada
Avaliação da eficiência do programa de resgate e realocação de ninhos de Dinoponera lucida Emery (Hymenoptera: Formicidae): subsídios para o plano de manejo e conservação da espécie
Clarisse Dias Cruz 1
Joelson Imberti 2
Filipe Pola Vargas 3
Marcos da Cunha Teixeira 4
1. Graduanda do curso de Ciências Biológicas UFRB.
2. AB3 Consultores e Auditores Ambientais.
3. AB3 Consultores e Auditores Ambientais.
4. Prof. Adjunto CCAAB, UFRB- Orientador.
INTRODUÇÃO:
Ao contrário da maioria dos vertebrados, algumas espécies de invertebrados não possuem a mobilidade necessária para ocupar outros ambientes por ocasião da supressão de seu habitat. Por isso, torna-se necessário o desenvolvimento de metodologias que possibilitem o manejo e conservação dessas populações. Dinoponera lucida , a formiga gigante do Corredor Central da Mata Atlântica, foi incluída na lista de espécies ameaçadas de extinção do Brasil em maio de 2003 na categoria vulnerável. Com distribuição limitada ás regiões do Sul da Bahia e Espírito Santo essa espécie está em processo de regressão geográfica em função da destruição do seu habitat pelas atividades antrópicas nessa região. Visando desenvolver um plano de manejo para a espécie, o IBAMA recomendou o desenvolvimento da primeira experiência de resgate e realocação de ninhos de D. lucida devido a concessão de licença para implantação de um empreendimento no Município de Aracruz-ES. Este estudo avalia a eficiência dessa experiência, apresentando os resultados do desempenho das colônias nas áreas de realocação. Os conhecimentos produzidos por ocasião do resgate e monitoramento serão extremamente importantes para a elaboração de um plano de manejo e conservação para Dinoponera lucida .
METODOLOGIA:
Os ninhos foram localizados por meio de exame do solo no período de 13 de fevereiro a 30 de março de 2009. A metodologia utilizada para escavação e resgate dos ninhos foi adaptada de Peixoto (2006). Todas as formigas adultas encontradas nos ninhos foram marcadas para facilitar o monitoramento. As formas imaturas também foram resgatadas. Todo o conteúdo dos ninhos foi realocado em duas unidades de conservação no município de Aracruz-ES. O monitoramento consistiu na avaliação do desempenho do formigueiro no novo local após o período de 12 meses. Para isso, os ninhos foram visitados no período de março a julho de 2010. O monitoramento constou na coleta de informações sobre 3 aspectos: (1) aceitação dos ninhos artificiais pelas colônias; (2) renovação da população nos ninhos e (3) estágio de conservação no local de realocação do ninho. Esses aspectos irão contribuir para verificar a eficiência na realocação dos ninhos de formigas em um novo habitat.
RESULTADOS:
Foram resgatados 18 ninhos de D. lucida contendo um total de 960 formigas adultas. A menor população de formigas adultas em um ninho foi de 27 formigas e a maior foi de 140. Registrou-se a presença de 17 machos adultos, 123 ovos, 94 larvas e 207 pupas. A menor profundidade registrada foi de 25 cm e a maior foi de 73 cm para um ninho construído sobre cupinzeiro abandonado. Após 12 meses do resgate e realocação a marcação feita no pecíolo das formigas para monitorar as colônias na área de realocação continuava presente. O monitoramento evidenciou que, das 18 colônias realocadas, 3 continuavam utilizando os ninhos artificiais, 12 construíram novos ninhos a uma distância média de 7 metros do ninho artificial e em 3 colônias as formigas marcadas não foram avistadas. Formigas marcadas de duas colônias realocadas foram observadas frequentando ninhos que já estavam na área antes da realocação. Não foi registrado nenhum impacto antrópico nos locais onde os ninhos foram realocados durante o período de monitoramento.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos até o momento permitem concluir que o processo de resgate e realocação é uma estratégia eficiente para o manejo e conservação de populações de D. lucida, pois, 12 dos 18 formigueiros resgatados do TABR ainda permanecem ativos. A eficiência do manejo também pode ser confirmada pela presença de formigas não marcadas nos ninhos, o que evidencia que o método de resgate, transporte e realocação não comprometeu as formas imaturas, garantindo a próxima geração da população.
Instituição de Fomento: Petrobrás
Palavras-chave: monitoramento de fauna, formigas, Dinoponera lucida.