Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 1. Ecologia dos Animais Domésticos e Etologia
Visão dos estudantes de ensino médio e técnico agropecuário sobre o comportamento e a inteligência dos animais.
Rafaele Oliveira Santos 1
Jair Araújo Marques 2
Evani Souza Oliveira Strada 3
Paula de Aguiar Silva 4
Meiby Carneiro de Paula Leite 5
Leone Ricardo de Carvalho Santana 6
1. Estudante do Curso técnico em Agropecuária do Colégio Estadual Alberto torres –
2. Professor Adjunto Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.
3. Doutoranda em Ciência Animal Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.
4. Mestranda em Zootecnia – Universidade Estadual de Maringá – UEM.
5. Professora Adjunta Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.
6. Aluno de graduação do curso de Zootecnia da UFRB.
INTRODUÇÃO:
O estudo do Comportamento Animal é uma ponte entre os aspectos moleculares e fisiológicos da biologia e da ecologia (Snowdon, 1999). Para o indivíduo, sua constituição genética determina seu repertório incondicionado, e as conseqüências de suas ações sobre o ambiente determinam (selecionam) quais respostas serão repetidas no futuro (Todorov, 2004). A história das espécies é de sobrevivência e adaptação a mudanças no ambiente. Estudos evidenciam que os animais possuem regras de conduta e sabem diferenciar o certo do errado. A comunidade científica parece exigir maiores evidências para aceitar a inteligência dos animais que em outras áreas do conhecimento (Bekoff, 2010). Porque as experiências subjetivas são assuntos privados, residindo no cérebro de cada um e inacessíveis aos outros, torna-se fácil aos céticos afirmar que jamais ter-se-á certeza e por este motivo, declara-se o assunto encerrado (Molento, 2006). Hoje em dia o mundo se preocupa em conhecer a visão das pessoas em relação ao comportamento animal, em especial das gerações futuras da agropecuária. Objetivou-se com este trabalho avaliar o nível de conhecimento em relação ao comportamento e inteligência animal dos alunos do curso técnico em agropecuária frente aos demais alunos do ensino médio.
METODOLOGIA:
O presente trabalho foi realizado, em Cruz das almas, Bahia, por meio de uma pesquisa de opinião feita entre 120 estudantes do Colégio Estadual Alberto Torres - CEAT. Foi dirigido um questionário com cinco perguntas, as questões foram feitas em dois grupos de estudantes, do ensino técnico em agropecuária e ensino médio.
Pesquisa de opinião.
Idade_______ Sexo: F ( ) M( ). Origem:Urbana ( ) Rural ( )
Estudo ( ) Agropecuario ( ) Serie: 1( ) 2( ) 3( )
Os animais podem aprender? Sim ( ) Não ( )
Os animais reconhecem humanos? Sim ( ) Não ( )
Quais animais reconhecem humanos? Todos ( ) gatos e cães ( ) Bovinos e Cavalos ( )
Os animais têm memória? Sim ( ) Não ( )
Quais animais têm memória? Todos ( ) gatos e cães ( ) Bovinos e Cavalos ( ) Peixes ( )

Os dados foram analisados pela análise de variância foi feita por intermédio do programa ANOVA do programa SAS.
RESULTADOS:
Não houve diferença significativa para as respostas relacionadas à capacidade de aprendizado dos animais, quando comparadas entre os grupos de diferentes segmentos, série e sexo. Referente ao reconhecimento dos humanos por parte dos animais, não houve diferença entre os grupos e séries. Por outro lado, verificou-se uma maior percentagem de resposta positiva do sexo feminino (100%) em relação ao sexo masculino (93,5%). Ao se questionar quais espécies animais reconhecem melhor os seres humanos, não houve diferença entre os sexos e séries. Todavia, a maior parte (88, 9%) dos estudantes de agropecuária e (69,0%) dos estudantes do seriado deram resposta afirmativa a este questionamento. Em relação à memória dos animais, não houve diferença entre a resposta dos dois grupos de alunos, no entanto, a maioria dos mesmos (95,0%) acreditam que os animais têm memória. Quando questionado sobre quais possuem memória a maioria (87,7%) afirmou que todos a possuem.
CONCLUSÃO:
Alunos do ensino agropecuário e do seriado apresentaram as mesmas opiniões relacionadas ao comportamento animal e sua inteligência. Todavia, houve diferença entre os sexos e os grupos de estudantes quanto ao reconhecimento dos humanos por parte dos animais e quais espécies animais reconhecem melhor os seres humanos.
Palavras-chave: Comportamento animal, Inteligência, Memória .