Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
Projeto Itinerante de Popularização de Ciências no Museu Antares de Ciência e Tecnologia - Módulo Experimentos de Física e Astronomia
Marildo G. Pereira 1
José Carlos Santos 1
Tereza Cristina Santos Torres 1
Isabel de Jesus Lima 1
Aysses do Carmo Oliveira 1
Paulo C. R. Poppe 1
1. Universidade Estadual de Feira de Santana - Museu Antares de C&T
INTRODUÇÃO:
Desde o Ano de 2003, o então chamado Observatório Astronômico Antares iniciou um conjunto de atividades com intuito de promover e difundir as ciências no estado da Bahia. O projeto inicial tem como carro chefe a Astronomia, utilizando a atratividade e interdisciplinaridade desta ciência para tambem promover outras ciências tais como a Física, Química e Matemática. De forma a tornar as ações do projeto mais abrangentes em termos espaciais, foi criado a três anos um braço itinerante. Esta vertente do projeto, chamada de Projeto Itinerante de Popularização de Ciências e Astronomia (PIPOCA) tem atuado em várias localidades externas ao Museu Antares de C&T. As ações tem atingido escolas e locais públicos. Os atrativos do projeto são o planetário inflável, as seções de observação do Céu e os experimentos de Física. Neste trabalho estaremos apresentando um relato das atividades abordadas com os experimentos de Física abordados neste projeto.
METODOLOGIA:
Usualmente, o aprendizado de Física nas escolas de ensino fundamental e básico, usualmente se apresenta desestimulante e deficitário de profissionais qualificados para o seu ensino. De modo a apoiar ações de construção de uma imagem mais positiva da Física, para que os estudantes tenham mais interesse pelo seu estudo
e, assim, melhorem seu aprendizado, são de grande importância fatores de cunho metodológico, fatores que têm a ver com a maneira como a Física é ensinada. Sendo a Física uma ciência de cunho intrinsecamente experimental, não há como separar seu ensino de experimentos e observações dos fenômenos ligados à natureza. Desta forma, uma metodologia de trabalho voltada para a observação e interatividade dos estudantes com experimentos de óptica, eletricidade, magnetismo, física moderna, são neste projeto apresentados. O trabalho é realizado em várias cidades do estado da Bahia, atuando com estudantes de todas as séries do ensino fundamental e básico.
RESULTADOS:
O principal resultado advindo deste trabalho é o efeito motivador observado nas escolas onde o projeto atuou, usualmente regiões carentes estruturalmente e de ações inovadoras em termos de ensino. Também é oportuno destacar o envolvimento de estudantes de projetos de extensão e iniciação científica no projeto, fazendo com que os mesmos tenham contato com a realidade do ensino de Física no Estado da Bahia. A elaboração de estratégias de apresentação e adequação dos experimentos são processos que acontecem de forma contínua dentro do projeto.
CONCLUSÃO:
A constituição de uma base sólida de ciências é um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento de habilidades necessárias para os estudantes de ensino médio ao término deste ciclo. O ensino da Física é um dos que tem apresentado resultados deficitários, em particular, carente de abordagens experimentais. Este projeto itinerante tem trabalhado no sentido de oportunizar regiões carentes de estarem em contato com aspectos fenomenológicos da Física.
Instituição de Fomento: FAPESB
Palavras-chave: Popularização de Ciências, Física, Projeto Itinerante.