Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
Evasão, interesse e desinteresse na Licenciatura em Física da UFRB
Renato Santos Araujo 1
Sergio Luiz Bragatto Boss 1
Glenon Dutra 1
Djeisson Silva Ribeiro 1
Wanderson Silva de Jesus 1
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Centro de Formação de Professores
INTRODUÇÃO:
A carência de professores para a Educação Básica, segundo o governo brasileiro (IBAÑEZ; RAMOS; HINGEL, 2007) é imensa. E as estatísticas de formação de professores são bastante desfavoráveis. O problema da carência de professores na Educação Básica permeia a realidade do Brasil desde meados do século XX (ARAUJO; VIANNA, 2008). Atualmente, uma das ações do governo para solucionar a carência de professores tem sido o investimento no Ensino Superior para ampliar e interiorizar os cursos de Licenciatura de todas as áreas e níveis - Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Plataforma Paulo Freire e a Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), etc.
Tendo como foco o ensino presencial, esse trabalho pretende, dentro de uma abordagem qualitativa, desenvolver um estudo exploratório sobre os interesses profissionais e acadêmicos dos licenciandos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Esse estudo se justifica porque esse aspecto tem impacto imediato na efetividade das políticas públicas atuais para a solução da carência de professores na Educação Básica.
METODOLOGIA:
O universo da pesquisa compreendeu os alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Decidiu-se escolher duas amostras, tal que cada uma pudesse representar os alunos que já se encontram há mais de 12 meses no curso e os recém-ingressantes, isto é, os calouros. O plano de amostragem teve como critérios de inclusão de sujeitos na pesquisa o vínculo do indivíduo como aluno de graduação na UFRB no curso de Licenciatura em Física e sua matrícula nas disciplinas escolhidas para a coleta de dados. O critério de exclusão foi a falta de interesse do sujeito em participar da pesquisa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário com 5 perguntas fechadas com opções para apresentação de informações complementares e 23 itens Likerts. A análise de dados compreendeu a tabulação dos dados análise por estatística descritiva.
RESULTADOS:
Questionados se o curso foi sua primeira opção, 17 (59%) calouros afirmaram que não. Dos veteranos, 6 (38%) afirmaram que não, apontando que queriam matemática ou Direito. Com relação à evasão do curso, os motivos listados foram a falta de afinidade com o curso, a dificuldade do curso, a falta de infra-estrutura da universidade, a falta de condições financeiras para se manterem, porque trabalhavam em outra cidade, a má remuneração dos professores, a aprovação em outro curso de nível superior e porque o curso não era o bacharelado. Sobre o interesse, os calouros apontaram o maior interesse em se tornar professores da rede federal e em fazer outra graduação. Já os veteranos apresentaram grande interesse em se tornarem professores da rede federal, da rede pública e em fazer um mestrado em Física. Sobre o desinteresse, os maiores foram, lecionar no ensino fundamental, trabalhar em casa, fazer outra licenciatura e trabalhar como autônomo.
CONCLUSÃO:
Encontrar alunos que ingressam na Lic. em Física com a pretensão de mudar de curso, infelizmente, é o primeiro sintoma da evasão. Um segundo aspecto que provavelmente contribuirá para a evasão desses alunos é a falta de interesse dos mesmos, pois cerca de 59% dos calouros pesquisados afirmaram que não desejavam, como primeira opção, o curso investigado. Esses resultados ainda não refletem a realidade, pois vários alunos evadiram antes dessa pesquisa, infelizmente.
Palavras-chave: Formação de professores, Políticas Públicas, Evasão.