Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
Análise Geográfica da Leishmaniose Tegumentar no Recôncavo Baiano, período de 2004 a 2009.
Ismael Mendes Andrade 1
1. Graduando em Licenciatura em Geografia - Bolsista da PICIN/UNEB - UNEB-Campus V
INTRODUÇÃO:
A Leishmaniose é uma doença infecto-parasitária, não contagiosa, de caráter zoonótico, causadas por protozoários de várias espécies do gênero Leishmania, que acometem o homem e diversas espécies de animais domésticos e silvestres. É transmitida por flebotomíneos (Phlebotomus espécies) que habitam em áreas tropicais e subáreas tropicais. Trata-se de uma doença que acompanha o homem desde tempos remotos e que tem apresentado nos últimos seis anos nos municípios do Recôncavo Baiano um aumento dos números de casos e ampliação de sua ocorrência geográfica.
METODOLOGIA:
Utilizou-se como metodologia de pesquisa a análise quantitativa. Os dados processados foram disponibilizados pelo Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN), onde se construiu mapas representativos referente ao período de 2004 a 2009. Sobre esse mapas, os casos de Leishmaniose Tegumentar foram georreferenciado, utilizando como ferramenta operacional TerraView 3.3.1, que permitiu a classificação dos municípios com maior índice da enfermidade.
RESULTADOS:
A partir da análise geográfica nos municípios sobre a Leishmaniose Tegumentar, torna-se perceptível que nos períodos de 2004 a 2009 existiu um aumento dos números de casos. Podendo esta relacionando com os fatores ambientais como o clima, relevo, solo e a pluviometria e enumeras atividades humanas que prejudicam a dinâmica ambiental. Supõe-se, que a explicação do aumento de casos e expansão geográfica esta associada a alterações do ambiente como derrubadas de matas para plantio de lavora, além de moradias próximas do habitat dos flebotomíneos.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que a partir da análise sobre os fatores geográficos existe uma hipótese que a expansão da enfermidade esta relacionada com a degradação do ambiente, devido à mudança constante da ação humana no espaço rural e urbano.
Palavras-chave: Leishmaniose Tegumentar, Geoprocessamento, Recôncavo Baiano.