Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia |
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química |
A contribuição de Recursos Didáticos para o aprendizado de alunos do 9º Ano (EJAEF): Associação entre Experimentação e Palavras Cruzadas. |
Éverton da P. Santos 01 Gezyel B. de Aquino 01 João Marcos S. dos Santos 01 Josevania T. Guedes 01 Lenalda D. dos Santos 01 |
1. Faculdade Pio Décimo 2. Faculdade Pio Décimo 3. Faculdade Pio Décimo 4. Profª MSc. - Faculdade Pio Décimo 5. Profª MSc (UFPB) - Faculdade Pio Décimo |
INTRODUÇÃO: |
Durante muito tempo o ensino de Química e de outras Ciências estava voltado para a transmissão do conhecimento por parte do professor no processo de ensino aprendizagem, que valorizava a instrução tradicional, na qual o aluno era considerado depósito de informações e não participava de forma ativa na construção do conhecimento. Hoje, com a globalização e o avanço nas áreas tecnológicas, é possível observar que a educação está em um momento de reflexão, em que as aulas tradicionais cedem espaço às aulas contextualizadas que possibilitam a utilização de diversos recursos didáticos, que podem ser feitos desde materiais alternativos até produtos de altas tecnologias. Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de promover uma aprendizagem significativa dos conteúdos de Química, visto que, os alunos da instituição pesquisada se apresentavam desinteressados e desmotivados, na qual se relata a utilização de dois tipos de recursos didáticos, a experimentação e o lúdico, aplicada em uma turma de 9º Ano EJAEF. |
METODOLOGIA: |
A metodologia desenvolvida foi aplicada numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental EJA composta por 25 alunos com faixa etária entre 15 e 35 anos. Foram realizadas aulas teórico-práticas, nas quais, os conteúdos teóricos eram ministrados de forma articuladas com as aulas práticas, não de forma que a prática fosse uma comprovação do assunto teórico ministrado, mas de modo que uma aula completasse a outra. Quanto ao método de avaliação e mensuração do conhecimento dos alunos quanto aos conteúdos ministrados, utilizaram-se palavras cruzadas. |
RESULTADOS: |
Sabe-se que o ensino para turmas de EJA geralmente é trabalhoso e requer bastante esforço do professor para que os alunos entender os assuntos ministrados. As aulas assumiram caráter teórico-práticas, por isso, os experimentos não foram aplicados na intenção de comprovar o que foi explicado, mas atuar como uma proposta para fixar o aprendizado. Observou-se que os alunos se interessaram, pois percebiam a importância e a relação que a Química possuía com a aplicabilidade no cotidiano de cada um. Durante a resolução das palavras cruzadas os alunos se mostraram bastante motivados, principalmente por não serem exercícios comuns. As falas dos alunos refletem a satisfação pela realização da metodologia aplicada: “Eu nunca tive uma aula dessa maneira”. “Essa aula foi boa porque não precisei copiar muito do quadro, só observando o experimento, eu aprendi”. “Gostei dessa aula porque aprendi brincando”. |
CONCLUSÃO: |
A utilização de novos recursos no ensino de química é indispensável no processo de formação e construção do conhecimento dos alunos dentro e fora do ambiente escolar, tornando-os, assim, relevantes no processo de ensino aprendizagem, desde que sejam aplicados de forma correta. Assim, faz-se mister um novo paradigma que privilegie o papel do aluno no processo de ensino-aprendizagem, com um ensino mais exigente de conhecimento contextualizado, desprezando a reprodução e a memorização. |
Instituição de Fomento: Faculdade Pio Décimo |
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Palavras Cruzadas, Experimentação. |