Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
A CENTRALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE E A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: CRUZ DAS ALMAS NO CONTEXTO DO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO RECÔNCAVO
Lucas da Silva Almeida 1
Flavio Silva Santos 1
Claudio Ressurreição dos Santos 2
Denise Pimenta da Silva 3
1. Graduandos em Administração - FAMAM - Autores
2. Prof. Ms. - FAMAM - Orientador
3. Prof. Especialista - FAMAM - Orientadora
INTRODUÇÃO:
Cruz das Almas, no contexto do Território de Identidade do Recôncavo, destaca-se como uma das centralidades na prestação de serviços nas áreas de saúde, educação, pesquisa entre outras. Esta pesquisa deu ênfase à centralidade desta cidade nos serviços de saúde e recursos humanos disponíveis nessa atividade. Os serviços de saúde são de relevância para melhoria das condições de vida da população. O Território de Identidade do Recôncavo se constitui como uma proposta de regionalização do governo do Estado para fins políticos-administrativos cujo mérito é resgatar critérios culturais que conferem identidade aos vinte municípios que compõem esse território. Cruz das Almas localiza-se ao norte do referido território. O presente trabalho tem como questão norteadora: até que ponto Cruz das Almas exerce uma centralidade nos serviços de saúde a partir da gestão de recursos humanos no contexto do Território de Identidade do Recôncavo? Essa pesquisa tem como objetivo, portanto, analisar os serviços de saúde e a gestão dos recursos humanos no município de Cruz das Almas e sua provável centralidade no Território de Identidade do Recôncavo.
METODOLOGIA:
No intuito de atingir o objetivo proposto a metodologia constou das seguintes fases. Num primeiro momento, foi utilizado o método indutivo por se tratar de um estudo de caso e, em fases mais especificas foram utilizados o método estatístico cartográfico e estatístico comparativo. Num segundo momento foram utilizadas fontes secundárias como levantamento bibliográfico acerca dos conceitos chaves da pesquisa, a exemplo da centralidade e gestão de recursos humanos. Num terceiro momento obtiveram-se alguns dados estatísticos acerca dos serviços e recursos humanos da área de saúde a partir do Projeto de elaboração do Anuário Estatístico do município de Cruz das Almas desenvolvido pela Faculdade Maria Milza e vinculado ao Programa de Iniciação Científica desta Instituição (PROINC).
RESULTADOS:
As análises dos serviços e da gestão dos recursos humanos na área de saúde de Cruz das Almas, no contexto do Território de Identidade do Recôncavo, encaminham alguns resultados: Os equipamentos dos serviços de saúde, dentre eles os leitos hospitalares, em termos absolutos e de percentuais no município de Cruz das Almas reforça sua centralidade, apresentando um número de leitos acima de 150, inferior apenas a Santo Amaro com 221 e Santo Antônio de Jesus com 250. Quando verificada a relação entre número de leitos por habitantes Cruz das Almas aparece na sétima posição declinando a sua centralidade nesse aspecto. Vale ressaltar que Cruz das Almas, conjuntamente com Santo Antônio de Jesus, destaca-se pela quantidade de leitos destinada a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ambos com 10, seguido de São Félix com nove. Importante destacar a presença de serviços de saúde classificados como de alta complexidade como a unidade de terapia intensiva de queimados extrapolando a centralidade desse município. Essa cidade exerce uma grande centralidade nos serviços de saúde sendo apenas superado por Santo Antônio de Jesus no que se refere a profissionais qualificados como cirurgiões dentista, enfermeiros, farmacêuticos e médicos.
CONCLUSÃO:
Os equipamentos de saúde de Cruz das Almas despontam como uma das centralidades no Recôncavo. Para a intensificação desse processo, o serviço de saúde deve ultrapassar os aspectos da materialidade dos equipamentos, levando à emergência de aspectos subjetivos, no plano das relações profissionais atreladas à gestão dos recursos humanos atuantes na saúde. Tais aspectos implicam na qualidade, eficiência e acesso a esses serviços com rebatimentos na dinâmica da centralidade.
Instituição de Fomento: Faculdade Maria Milza - FAMAM
Palavras-chave: Centralidade, serviços, recursos humanos.