Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 5. Serviço Social da Saúde
UMA BREVE ANÁLISE ACERCA DA QUALIDADE DA SAÚDE PÚBLICA E PRIVADA DA CIDADE DE CRUZ DAS ALMAS – BA.
Manuela Santos Bezerra 1
Raizza Souza Bury 1
Maria de Fátima Santiago Aranha 1
Lorena Brito Pimentel Rodrigues dos Santos 1
Caroline Montenegro Mascarenhas de Jesus 1
Max Williams Ribeiro Cardoso (orientador) 1
1. Centro Educacional Maria Milza - (CEMAM)
INTRODUÇÃO:
O sistema público de saúde, SUS, foi criado em 1988 pela Constituição brasileira, e tem como um dos seus princípios básicos a universalidade. Este, defende que todos os cidadãos devem ter acesso aos serviços de cuidados de saúde, sem qualquer forma de discriminação como cor de pele, renda, classe social ou sexo. Destoando desse contexto, a crescente precariedade dos sistemas de saúde pública e privada na referida cidade instigou a realização deste trabalho, que tem como problema de pesquisa entender em que medida se encontra a qualidade do serviço de saúde em Cruz das Almas – BA. Partindo-se do pré-suposto de que tanto no público quanto no particular a qualidade da saúde tona-se insuficiente para atender a população local, o objetivo deste trabalho é avaliar o grau de insatisfação da população cruzalmense em relação aos serviços de atendimento, qualificação profissional, e investimentos nestes órgãos públicos e particulares. A relevância desta pesquisa está relacionada a diversos fatores sociais de modo que se buscou entender como a população lida com o funcionamento desses órgãos e, se a mesma está cobrando de seus candidatos melhorias neste setor.
METODOLOGIA:
Com a finalidade de atingir o objetivo deste trabalho comparativo e exploratório, a metodologia de investigação constou em: pesquisa de campo com a aplicação de questionários à população usuária dos serviços de saúde; foram entrevistadas 100 pessoas, sendo 50 cadastradas na realidade pública e 50 na realidade privada. Utilizando técnicas que obedecem ao universo da pesquisa com 10% da amostra, buscou-se compreender a opinião da população em relação à qualidade da saúde pelo acesso a equipamentos médicos e melhor atendimento. Recorreu-se também às fontes secundárias, com a revisão de literatura sobre o tema em discussão, adotando-se como aportes livros, artigos, teses, dissertações e revistas especializadas neste contexto temático.
RESULTADOS:
Os resultados encaminham-se para a seguinte reflexão: 64% dos entrevistados afirmam não ter plano de saúde, enquanto 36% dizem ter, o que caracteriza o pouco acesso ao serviço. Tanto na rede privada quanto na pública houve 100% de insatisfação no que tange à qualidade do serviço de saúde. Estes classificam o serviço de saúde como 58% ruim, 32% regular e 10% bom nas duas realidades investigadas. 67% ponderam que falta qualidade no atendimento, enquanto 33% não sabem responder. 82% ressaltam que o poder público investe pouco na saúde, enquanto apenas 18% dizem que se investe relativamente bem e que precisa melhorar. Vale ressaltar que 57% dos entrevistados asseveram que nas clinicas particulares o atendimento é satisfatório comparando-se ao atendimento público, enquanto 43% discordam e enfatizam terem a mesma dinâmica nas duas realidades. Ainda no sentido de qualidade de serviço, 90% dos entrevistados da realidade pública afirmam que os equipamentos estão defasados ou faltam os mesmos nos hospitais, enquanto 10% não sabem a respeito da real situação; já na realidade privada este quadro não é diferente, 87,5% dos entrevistados aclaram que os equipamentos estão defasados ou faltam os mesmos nos hospitais, enquanto 12,5% não sabem a respeito da real situação.
CONCLUSÃO:
Constatou-se que tanto na realidade pública quanto na realidade privada os usuários do serviço de saúde estão insatisfeitos. Vale ressaltar a falta de ética profissional por parte dos médicos nas duas realidades investigadas. Segundo os usuários, estes chegam por volta das onze e meia para atender os pacientes, deixando-os em grandes filas de espera. Um fato interessante é o de que a maioria dos entrevistados não analisa as propostas dos candidatos ao governo no que se refere à saúde.
Instituição de Fomento: Centro Educacional Maria Milza - (CEMAM)
Palavras-chave: Saúde pública, qualidade, acesso.