Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia |
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 12. Ensino de Ciências |
Física para crianças: abordando conceitos Físicos através de situações-problema |
Beliato Santana Campos 1 Naiara Fonseca de Souza 1 Simone Aparecida Fernandes 1 |
1. Universidade Federal do Reconcavo da Bahia |
INTRODUÇÃO: |
É notório que as escolas de Ensino Fundamental, em especial da rede pública, tratam da física e fenômenos relacionados à natureza com pouca relevância nas séries iniciais, isto porque na disciplina a qual ela deveria estar inserida (ciências), o enfoque maior é dado às ciências biológicas. Porém, é nessa fase que a criança pode ter o contato com certos conceitos científicos que poderão lhe despertar o gosto pela ciência. |
METODOLOGIA: |
Pensando nisso, e visando a divulgação cientifica nos primeiros anos de escola, levamos situações-problemas envolovendo experimentos para uma turma de 4º ano de uma escola municipal do de Gandu, pedindo que os educandos desenhassem e escrevessem a estratégia utilizada para resolver a situação-problema, e posteriormente num momento de discussão lhes fosse dada explicações, com linguagem adequada, a respeito dos conceitos físicos envolvidos nas atividades desenvolvidas. |
RESULTADOS: |
Nesta discussão, as crianças nos fizeram perceber o quanto suas concepções se aproximam dos conceitos relacionados à física, apesar de utilizarem linguagem simples e típica da idade que tem, conseguiram resolver os problemas propostos, o que constatamos em sua fala, em sua escrita e nos desenhos. |
CONCLUSÃO: |
O surpreendente foi ouvir os questionamentos que partiam dos mesmos, que diziam respeito não apenas à física, mas também a quimica, o que nos leva a crer que apesar da idade ja existe maturidade para trabalhar com determinados conteudos, claro que numa linguagem acessivel, e que possibilite a compreensão e inserção destas crianças nas atividades cientificas. |
Palavras-chave: situação problema, ensino de ciencias, experimento. |