Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
Avaliação de crescimento dos fungos Metarhizium anisopliae e Beauveria bassiana em diferentes meios de cultura
Ramos, E. M. 1
Pomponet, P.G.M.M. 2
Cardoso, K. G. V. 3
Peixoto, C. C. 4
Pereira, R.C. 5
Araújo, K. S. 6
1. Estudante de pós-graduação em Microbiologia Agrícola da UFRB
2. Estudante de pós-graduação em Microbiologia Agrícola da UFRB
3. Estudante de pós-graduação em Microbiologia Agrícola UFRB
4. Estudante de pós-graduação em Microbiologia Agrícola da UFRB
5. Profª Drª e orientadora do Mestrado em Microbiologia Agrícola da UFRB
6. Estudante de graduação em Biologia da UFRB
INTRODUÇÃO:
O controle microbiano trata-se da utilização racional de microrganismos entomopatogênicos visando à manutenção da população das pragas em níveis não prejudiciais. Fungos entomopatogênicos apresentam grande potencial para controle biológico de pragas. O fungo Metarhizium anisopliae tem sido muito utilizado no controle biológico de insetos-praga, como carrapatos,cupins, broca dos citrus, cigarrinha da cana- de-açúcar e das pastagens. O fungo Beauveria bassiana, tem sido utilizado para controle da broca do café (Hypothenemus hampei), moleque da bananeira (Cosmopolites sordidus) e broca do pedúnculo floral do coqueiro (Homalinotus coriaceus). Para a produção desses fungos entomopatogênicos é preciso aprimoramento das técnicas de manipulação in vitro. Assim, faz-se necessário desenvolvimento de meios de cultura que atendam às exigências nutricionais destes fungos e que tenham baixo custo de produção. O presente trabalho objetivou analisar o crescimento micelial e esporulação dos fungos em diferentes meios de cultura.
METODOLOGIA:
Os fungos foram inoculados em cinco meios de cultura BDA (batata-dextrose-ágar), IDA (inhame-dextrose-ágar),BDDA (batata doce-dextrose-ágar),CDA (cará-dextrose-ágar) e ACA (água de côco-ágar), acrescidos com cloranfenicol e incubados em BOD a 28±1°C em fotoperíodo de 12 horas. Para análise do crescimento micelial foram medidos diâmetro das colônias nos meios após oito dias e 15 dias. Para avaliação da esporulação, recortes das colônias foram transferidos para 0,01% Tween 80 e os esporos foram contados em câmara de Neubauer.
RESULTADOS:
O crescimento micelial do M. anisopliae foi maior nos meios BDDA e IDA com médias respectivas de 8,7 e 8,2 cm/colônia. A testemunha BDA teve média de crescimento de 7,7 cm/colônia. A esporulação foi maior no meio IDA com média de 155 esporos/colônia seguido pelo meio BDDA com média de 142,2 esporoscolônia. A testemunha teve média de 127,4 esporoscolônia. Já para o fungo B. bassiana , o meio CDA apresentou maior crescimento micelial com média de 8,4 cmcolônia seguido do meio IDA com 7,9 cmcolônia. Os resultados da esporulação apresentaram maior média para a testemunha BDA com 212,6 esporoscolônia.
CONCLUSÃO:
As composições dos meios alteraram o desenvolvimentoin vitro dos fungos avaliados, o que justifica maiores estudos sobre composição nutricional dos meios de cultura para avaliação de aspectos biológicos destes microrganismos.
Palavras-chave: fungos entomopatogênicos, controle biológico, meios de cultura.