Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 14. Ensino Superior
Auto-avaliação discente do curso de Zootecnia da UFRB
Alessandro Lima Machado 1
Luis Henrique Almeida de Matos 1
Tamine Stanislava Cortina 1
Lenon Machado dos Santos 1
Meiby Santana de Paula Leite 2
Soraya Maria Palma Luz Jaeger 3
1. Discente de graduação e Bolsista do PET/Zootecnia da UFRB
2. Professor Adjunto I e Coordenadora do Curso de Graduação em Zootecnia da UFRB
3. Professor Adjunto IV e Tutora do PET Zootecnia da UFRB
INTRODUÇÃO:
No gerenciamento educacional de uma Instituição de Ensino Superior, a implementação de um procedimento para a auto-avaliação discente posiciona-se como uma importante ferramenta em um programa de melhoria contínua da Qualidade do Ensino. Através da ferramenta da auto-avaliação é possível identificar aspectos insatisfatórios ou indesejados, segundo o ponto de vista dos discentes, que poderão ser corrigidos ou eliminados de forma efetiva (Castro, 1998). Respondendo a questões específicas sobre seu comprometimento com a aprendizagem, assiduidade e pontualidade, o acadêmico pode avaliar se está cumprindo adequadamente as atividades relacionadas às diversas disciplinas do seu curso, bem como entender o seu papel na construção da instituição da qual ele é parte integrante (Freitas & Rodrigues, 2003). O PET Zootecnia da UFRB, preocupado em promover a responsabilidade pessoal e elevação da auto-estima dos discentes, assumiu a responsabilidade de reunir informações sobre o desempenho discente e o grau de satisfação dos alunos em relação ao seu curso, através da realização da primeira Auto-avaliação dos discentes de Zootecnia, cujos resultados deverão subsidiar as ações acadêmico/administrativas necessárias para o contínuo aperfeiçoamento de cursos da graduação na UFRB.
METODOLOGIA:
A avaliação discente foi realizada ao final do semestre letivo de 2010.I, por comissão composta de quatro petianos, a tutora e um técnico administrativo do núcleo acadêmico. Na primeira etapa da avaliação, 102 discentes responderam a um questionário objetivo, contendo 10 questões, que avaliaram o grau de envolvimento e comprometimento dos alunos com o curso. Em seguida os dados foram analisados utilizando estatística descritiva. Na terceira etapa, foi realizado o Seminário de Auto-avaliação discente onde foram apresentados os resultados das análises com os pontos fortes, que destacaram as virtudes a serem valorizadas, bem como os pontos fracos identificados nas análises que pudessem comprometer a qualidade das atividades de ensino, mas especificamente a formação dos alunos. O relatório final da avaliação foi encaminhado ao colegiado de curso, e deve servir de base na elaboração da proposta de ações para promover o aprimoramento e a melhoria da qualidade do curso de Zootecnia da UFRB.
RESULTADOS:
Observa-se que a maioria dos alunos se considera comprometida com o curso e, apenas na questão que tratava da “Colaboração dos discentes no processo de ensino aprendizagem, propondo alternativas de mudança”, os respondentes se mostraram divididos entre as respostas “raramente” e “sempre”. O reconhecimento dessa deficiência é um indicativo de que é necessário desenvolver mecanismos de discussão que propiciem aos discentes a oportunidade de interferir de maneira ativa na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo substancialmente para o aprimoramento do curso.
CONCLUSÃO:
O grupo avaliado revelou responsabilidade nas suas atribuições discentes, entretanto, é necessário buscar alternativas para estimular a iniciativa de colaboração por parte dos discentes no que diz respeito às propostas que visem aprimorar o processo de ensino aprendizagem. A realização da atividade de auto-avaliação contribuiu para aprimorar o processo de formação ética e cidadã dos bolsistas do PET, fortalecendo o seu comprometimento com a melhoria da qualidade do curso de Zootecnia.
Instituição de Fomento: SESu/MEC
Palavras-chave: educação, avaliação, ensino.