Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia |
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 11. Ensino-Aprendizagem |
PROJETO ESCOLA ITINERANTE: UMA ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO - CAMPUS CATU |
Alexandra Souza de Carvalho 01 Marcelo Souza Oliveira 01 Yago Vinicius de Santana Brito 01 Thainá Melo de Lima Fires 01 Augusto Cézar Martins Souza 01 André Felipe Alfaya 01 |
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano-Prof. Msc.-IFBAIANO 2. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano-Prof. Msc.-IFBAIANO 3. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano-IFBAIANO 4. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano-IFBAIANO 5. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano-IFBAIANO 6. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano-IFBAIANO |
INTRODUÇÃO: |
Muitas críticas ao ensino tradi¬cional referem-se à ação passiva do aprendiz que freqüentemente é tratado como mero ouvinte das infor¬mações que o professor expõe. Tais informações, quase sempre, não se relacionam aos conhecimentos pré¬vios que os estudantes construíram ao longo de sua vida. E quando não há relação entre o que o aluno já sabe e aquilo que ele está aprendendo, a aprendizagem não é significativa. Consequentemente, as aulas expositivas respondem a questiona¬mentos aos quais os alunos nunca tiveram acesso. No ensino de ciências, a experi¬mentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualiza¬ção e o estímulo de questionamentos de investigação. Nesse contexto, o projeto de extensão Escola Itinerante é uma iniciativa do Instituto Federal Baiano - Catu que surgiu a cerca de dezessete anos, com o objetivo de divulgar o conhecimento produzido no interior do ambiente escolar para além dos limites territoriais da Instituição. Ao longo desses anos foram desenvolvidas atividades no sentido de promover a popularização da ciência em seus mais diversos campos de atuação, sempre contando com o envolvimento de discentes e docentes do Ensino Médio, Técnico e Tecnológico da Instituição. |
METODOLOGIA: |
O projeto se materializa por meio de apresentações de experimentos, maquetes, vídeos, teatro, painéis interpretativos em exposições implantadas em escolas públicas do ensino fundamental e médio, feiras de ciências, encontros dentro de ensino de ciências, seminários, exposições e museus. A culminância do projeto acontece quando os discentes das 03 (três) séries do Ensino Médio e dos cursos técnicos do IFBAIANO-Catu, apresentam na forma de stands temas de diversas áreas do conhecimento utilizando recursos multimídias, banners, experimentos, folders, maquetes, etc. As diferentes áreas de conhecimento estão relacionadas com as ciências básicas e técnicas dos cursos de Agropecuária, Petróleo e Agrimensura do IFBAIANO. As diferentes áreas de conhecimento que estão relacionadas são: Desmistificando a Natureza e o Ensino de Física; A Química e A Ludicidade; Desmistificando a Matemática; A Evolução da Informática e os Impactos Ambientais; Prospecção de Petróleo e suas Vantagens; etc. |
RESULTADOS: |
A apresentação pública de pequenas demonstrações que ilustrem variados conceitos relativos à ciência e a sua importância na vida moderna torna-se uma ótima alternativa, para que os alunos desenvolvam e fixem os mais diferentes conceitos estudados na educação básica e técnica, além de promover sua popularização. Os alunos envolvidos no projeto alcançaram um maior rendimento no curso, pode-se observar pelos professores maior interesse e aprendizagem em relação às disciplinas básicas e técnicas do curso. |
CONCLUSÃO: |
A difusão de novas tecnologias associadas às diversas áreas de conhecimento científico levam ao desenvolvimento de novos talentos nas áreas científicas relacionadas ajudando no processo de ensino-aprendizagem no ensino médio e técnico do IFBAIANO-Catu. Alguns resultados de pesquisa e extensão são demonstrados, através da realização de apresentações públicas abertas para a comunidade. Com isso, estimula-se a cultura e a educação científica, a curiosidade, a criatividade e a capacidade de inovação |
Instituição de Fomento: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO-IFBAIANO |
Palavras-chave: ENSINO, ESCOLA ITINERANTE, EXPERIMENTAÇÃO. |