Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia |
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental |
Tratamento e Recuperação de Resíduos Gerados em Aulas Experimentais de Química |
Paulo Humberto de Oliveira 1 Marcelo da Silva Batista 2 Valéria Cristina Costa 1 Flaviana Tavares Vieira 1 |
1. Instituto de Ciência e Tecnologia - Campus do Mucuri - UFVJM 2. Campus Alto Paraopeba - UFSJ |
INTRODUÇÃO: |
As atividades acadêmicas do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia do Campus do Mucuri, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, se iniciaram em março de 2009. Desde que foi implantado tem tratado e recuperado os resíduos gerados em atividades práticas realizadas para o ensino de química. O objetivo do desenvolvimento desta proposta foi iniciar as atividades de ensino de forma ambientalmente correta, ensinando aos acadêmicos que é possível gerar conhecimento sem prejudicar o meio ambiente. A motivação para o desenvolvimento desta idéia vem da importância deste assunto para a elevação da qualidade na formação científico-profissional dos estudantes de graduação e que tem a necessidade de fomentar a educação ambiental como cultura acadêmica entre seus membros, principalmente entre os discentes e ainda a necessidade de incentivar a investigação voltada para o gerenciamento de resíduos químicos gerados em laboratórios de ensino. |
METODOLOGIA: |
Inicialmente fez-se o levantamento de informações, quantizando e qualificando os resíduos gerados em aulas práticas no curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Após esta etapa e de posse dos roteiros das aulas práticas, verificou-se com os professores a possibilidade de redução do volume de resíduo gerado através da redução na quantia de reagentes e solventes usados nos experimentos. Investigou-se o processo mais adequado para reciclagem e o tratamento dos resíduos para descarte e, quando foi necessário, realizou-se o armazenamento dos rejeitos. Os recipientes com resíduos foram rotulados com base nas normas da NFPA 704M no local de geração e acondicionados adequadamente para futuro tratamento. O tratamento utilizado foi por meio de processos físico-químicos como a destilação, decantação, filtração e neutralização. |
RESULTADOS: |
A importância do desenvolvimento desta proposta se dá em função do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia ser recentemente implantado no Campus do Mucuri e estar ciente de suas responsabilidades com o meio ambiente e comunidade, tomando desde o início de suas atividades acadêmicas a responsabilidade pelo conhecimento que produz e tratando o resíduo que gera. Dentre os objetivos alcançados tem-se a quantificação dos resíduos gerados no ano de 2009 pelo citado curso, o tratamento e/ou neutralização destes e a redução do volume de resíduos gerados em aulas laboratoriais. |
CONCLUSÃO: |
Todo o resíduo gerado em atividades de ensino no citado curso está sendo neutralizado e tratado a fim de propiciar o seu correto descarte ou reaproveitamento. A realização desta proposta tem contribuído para o aprendizado dos alunos em relação à responsabilidade por seu aprendizado levando em consideração a relação com o meio ambiente de forma ecologicamente correta. Tendo sempre em mente que é possível gerar conhecimento sem contaminar a natureza. |
Instituição de Fomento: FUNDAEPE |
Palavras-chave: Resíduos, Tratamento, Recuperação. |