Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia |
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia |
CRUSTACEOMANIA: CRIAÇÃO DE JOGO EDUCATIVO UTILIZANDO-O COMO ESTRATÉGIA COMPLEMENTAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DA ZOOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. |
ELFANY REIS DO NASCIMENTO LOPES 1 DAVID MARCELO DIAS 2 ELINSMAR VITÓRIA ADORNO 3 SERGIO SCHWARZ DA ROCHA 4 |
1. Graduando em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – 2. Graduando em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – 3. Professor Assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. 4. Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. |
INTRODUÇÃO: |
Trabalhar a zoologia no ensino fundamental e médio, não é tarefa fácil, muitas vezes pelo caráter estritamente memorística que acompanha está área de conhecimento principalmente nos livros didáticos. Desta maneira, um dos grandes desafios do professor designado à tarefa de ensinar esta parte da Biologia é estimular o alunado a descobrir, na aula, um momento onde se aprende de maneira espontânea e onde a aprendizagem é significativa. A zoologia de invertebrados apresenta maior biodiversidade, e por conseqüência o maior aporte de informações a serem assimiladas pelos alunos. Para torná-la atraente e merecedora de atenção, deve-se sempre buscar novas estratégias de ensino-aprendizagem, transmitindo o conteúdo de forma dinâmica e qualitativa. O objetivo deste trabalho foi construir um jogo educativo, denominado “crustaceomania” como ferramenta didática para o ensino da zoologia com ênfase nos crustáceos. |
METODOLOGIA: |
O jogo foi elaborado através de estudo prévio sobre o tema, com base teórica em livros-texto, constando de 1 painel com letras de A a E e números de 1 a 10, com 40 opções de perguntas semi-estruturadas, além de 5 opções de informações referentes aos crustáceos e 5 opções de passe a vez (estimulando a participação). O jogo tem ínicio quando o aluno/grupo escolhe um conjunto de letra e número que haverá perguntas, informações ou passe a vez, quando este acerta uma pergunta, acumula pontos. Caso peguem informações a respeito do assunto, deve-se explanar a importância daquela informação, se responder com coerência, acumula o dobro de pontos. Vence aquele que ao final obter maior pontuação, sendo o professor responsável por avaliar o conhecimento de seus alunos sobre o conteúdo abordado. |
RESULTADOS: |
Em caráter avaliativo, o jogo elaborado foi utilizado nas aulas de zoologia de invertebrados no curso de Licenciatura em Ciências Biológica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, onde os graduandos utilizaram a fim de testarem sua eficácia no ensino. O jogo foi avaliado positivamente, por ser de baixo custo, já que utiliza materiais que geralmente são encontrados na Unidade Escolar, adaptável, pois é capaz de ser utilizado para estudantes do ensino fundamental e médio, acessível e com linguagem simples. |
CONCLUSÃO: |
Espera-se que o jogo atue como ferramenta complementar na formação dos alunos, auxilie o professor na realização de suas aulas, buscando estimular no aluno o interesse em participar das aulas, aprendendo de maneira espontânea e significativa através de novas metodologias de ensino. |
Palavras-chave: metodologia, ensino, biologia. |