Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 10. Educação Rural
A implantação da Nucleação nas Escolas do Campo de um município da Bahia
Jucelia Oliveira Santos (Autora) 1
Fábio Josué Souza dos Santos (Orientador) 2
1. Pedagoga pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB
2. Prof. Mestre da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - CFP
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa procurou abordar a política educacional de seriação/nucleação escolar instituída no Sistema Municipal de Ensino de Valença-Ba, nos anos de 2007 e 2008, buscando investigar quais seus efeitos na formação social e cultural das comunidades atingidas. Defendida institucionalmente como uma ação que promoveria a melhoria da educação municipal ofertada nas áreas rurais, tal política implicou na redistribuição das matrículas dos alunos e alunas entre as escolas dos seus Subsistemas, que passou a ser realizada tomando como referência o critério série e não mais o de proximidade geográfica; isso implicou numa necessidade de deslocamento maior entre os alunos, que agora saem de suas comunidades para estudar em outras (mais distante) e, até mesmo, promoveu a desativação de algumas escolas multisseriadas. O campo empírico da pesquisa foi o Subsistema Educacional do Entroncamento, mais especificamente as comunidades de Agosto e Gervázeo, localizadas, respectivamente, há uma distância de 46 e 39 km da cidade de Valença.
METODOLOGIA:
Duas questões nortearam o trabalho: Quais as representações construídas pelos sujeitos (professores, alunos, funcionários, pais e moradores em geral) das comunidades atingidas pela política de seriação, acerca do fechamento das escolas multisseriadas e da tentativa de unisseriação das mesmas? Quais as implicações administrativas, pedagógicas, culturais e sociais que o processo
de seriação escolar vem trazendo para as comunidades? Para responder a estas questões, tomamos estudos sobre Políticas Educacionais; Educação do Campo; Cultura, Migração e Identidade, montando o nosso quadro teórico e, ainda, realizamos uma investigação de abordagem qualitativa – estudo de caso – envolvendo os seguintes procedimentos: análise documental (atas de reuniões, relatórios), observação descritiva (nas comunidades), entrevistas (06 moradores, 06 pais, 04 alunos, 03 professores, Diretora do Subsistema Educacional do Entroncamento, Secretária Municipal de Educação e Promotora Pública do município.
RESULTADOS:
A análise dos dados levantados nos permitiu concluir que, apesar dos
aspectos positivos que professores e gestores apontam, a implantação da política de
seriação causou/causa modificações significativas na cultura dos atingidos,
promovendo um desenraizamento gradativo, sobretudo dos alunos e comunidade
onde a escola multisseriada foi desativada, o que justifica posicionamentos
contrários por parte de pais e alunos.
CONCLUSÃO:
Neste sentido, os dados da pesquisa nos
trazem elementos para problematizar a relação da política de seriação escolar com a
temática inclusão/exclusão social, focando, especificamente, os sujeitos do campo.
Palavras-chave: Educação do Campo, Seriação Escolar , Política Educacional.