Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia |
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 8. Educação Matemática |
O uso das Novas Tecnologias nas aulas de Matemática |
MARIA SILVA SANTOS BARBOSA 1 MARIA DAS GRAÇAS FERREIRA TELLES 2 ZENAIDE OLIVEIRA FERRAZ SILVA 3 PALMIRA SOUSA SANTOS 4 MANUEL JACKSON CAMPOS NUNES 5 ROSALIJNA EVANGELISTA DOS SANTOS 6 |
1. Professora Msc Ciência da Computação -UFPE 2. Graduanda em Física -UFRPE 3. Mestranda em Ensino,História e Filosofia das Ciências -UFBA 4. Graduanda em Física -UFRPE 5. Graduanda em Física -UFRPE 6. Pós-graduanda em Mídias na Educação-UESB |
INTRODUÇÃO: |
O tema deste projeto foi escolhido com o objetivo de utilizar pedagogicamente os recursos midiáticos para otimizar as aulas de matemática utilizando-o como um instrumento básico e valioso para o enriquecimento na aprendizagem do aluno. Pensar com autonomia significa desenvolver a capacidade de iniciativa e criação, que são alguns aspectos que favorecem o desenvolvimento e raciocínio lógico. Nesse sentido, a utilização de recursos Midiáticos em Matemática tem relevante papel em situações de aprendizagem. O aspecto das novas tecnologias aplicadas ao ensino desta disciplina é motivador diante do perfil do educando do século XXI. |
METODOLOGIA: |
Neste trabalho, a pesquisa bibliográfica complementou–se de informações adquiridas na prática pedagógica, através de observações das aulas e entrevistas com professores de matemática e alunos das duas escolas onde a pesquisa está sendo realizada, as quais possibilitarão fazer uma análise do processo de avaliação da aprendizagem e analogias acerca deste recurso tão necessário e ainda tão mal utilizado na educação, as TICs. |
RESULTADOS: |
A avaliação das atividades propostas aconteceu de forma contínua e processual, observando o grau de interesse e participação do aluno, qualidade e organização das pesquisas realizadas, através da produção de um portfólio e apresentação de resultados e possíveis soluções de atividades propostas através do uso de software e outros recursos tecnológicos pelos alunos. Importante observar que, quando trabalha-se com novas tecnologias em sala de aula, a avaliação é um recurso básico para se compreender se os objetivos traçados foram ou não alcançados. |
CONCLUSÃO: |
Após o período de convivência no ambiente escolar e a análise dos dados coletados, concluiu-se que os docentes contribuíram para o desenvolvimento lógico matemático dos alunos no sentido de proporcionar uma aprendizagem dinâmica e participativa bem como, a sociabilidade, expressividade e cooperação e, sobretudo, a inserção dos dispositivos tecnológicos na sua prática, amenizando as lacunas existentes nas áreas de conhecimento atuais, em especial a Matemática e a Física. |
Instituição de Fomento: UESB |
Palavras-chave: NOVAS TECNOLOGIAS, MATEMATICA, APRENDIZAGEM. |