Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 2. Anatomia Humana
ANATOMIA HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E ESTRATÉGIA QUE POSSIBILITE O APRENDIZADO ATRAVÉS DE MODELO ANATÔMICO CONFECCIONADO EM SALA DE AULA
Camila Francielle Alves Ferreira do Sacramento 1
Maria Aparecida da Silva Andrade 2
Renata Silveira do Carmo 3
Liane Sales 4
1. Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas-UFRB
2. Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas-UFRB
3. Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas-UFRB
4. Prof.Mestranda em Ciências Agrárias-UFRB
INTRODUÇÃO:
A partir dos desafios, dificuldades e a complexidade de ensinar Biologia e especificamente a Anatomia Humana no ensino fundamental, torna-se necessário a criação de métodos que possam possibilitar o aperfeiçoamento no que diz respeito à maneira pela qual estes assuntos serão abordados pelo professor em sala de aula, tendo em vista que tal preocupação está diretamente relacionada com a forma de ensinar e com a forma que este conteúdo será aprendido pelos alunos. O principal objetivo deste trabalho foi utilizar métodos acessíveis e alternativos, por meio da confecção de um modelo anatômico que auxilie o ensino-aprendizagem na sala de aula.
METODOLOGIA:
Na confecção deste modelo, foram usados materiais acessíveis, ou seja, de baixo custo e recicláveis, tais como: massa de modelar, madeira, mangueira, tinta, hidrocor, cola, entre outros, os quais possibilitaram simular de forma sistematizada como seria o sistema urinário com os órgãos que o compõe, como: glândulas, ureteres, rins, bexiga urinária, uretra e sua anatomia interna.
RESULTADOS:
Ao aplicar o modelo anatômico em aulas de Anatomia Humana para estudantes de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, foi verificada a eficácia deste modelo como um meio facilitador da compreensão e visualização do sistema urinário, permitindo aos alunos relacionar a teoria e a prática.
CONCLUSÃO:
Com este tipo de estratégia, ou seja, a confecção deste molde do sistema urinário pretende-se valorizar o ensino-aprendizagem dos alunos através de metodologias inovadoras, visando à educação e realidade atual das escolas, bem como tornar o ensino mais prático, dinâmico e eficaz, da mesma forma transformar o ambiente escolar em um espaço de prazer e interesse pelo aprendizado.
Palavras-chave: Anatomia Humana, Ensino, Aprendizagem.