Reunião Regional da SBPC em Oriximiná |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática |
O XADREZ COMO FERRAMENTA PEDAGOGICA NO ENSINO E CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA |
GLEIDSON VILHENA DA SILVA 1 ANA PAULA LIMA BARROSO 1 JOSIVANE DA SILVA CARVALHO 1 ALDENIZE RUELA XAVIER 2 |
1. Instituto de Ciência da Educação-UFOPA 2. Profa. Msc./ Orientadora- Institudo de Ciência da Educação-UFOPA |
INTRODUÇÃO: |
O projeto clubes de matemática, produzido no Laboratório de Aplicações Matemáticas (LAPMAT) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), é aplicado em algumas escolas da rede publica, onde se ensina matemática de maneira diferenciada, em prol de aumentar o interesse dos alunos e melhorar seus rendimentos escolares. A Escola Pedro Álvares Cabral é integrante do Projeto Clubes de Matemática, onde foi realizado o Calderão Matemático, com o objetivo de apresentar aulas interdisciplinares de uma forma lúdica e contextualizada, tendo em vista proporcionar aos alunos um novo método para o conhecimento Matemático. Uma das atividades aplicadas no Caldeirão foi o xadrez por ser um jogo de raciocínio, concentração, estratégia onde podem ser trabalhados alguns conceitos matemáticos como o plano cartesiano, notações algébricas, noções de diagonal, horizontal, vertical etc. Para Maluf (2000), “o jogo transformado em instrumento pedagógico educacional, pode a vir favorecer a formação da criança”, “Os jogos, se convenientemente planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático” (GROENWALD ETIMM, 1998, p.1), além de ser um atrativo, torna a apresentação de conteúdos mais dinâmica, e etc. |
METODOLOGIA: |
A oficina de xadrez foi realizada na área livre da escola, com cinco turmas de ensino fundamental, sendo duas pela manhã e três à tarde, os monitores distribuíram o material teórico e a princípio foi explicado o contexto histórico do jogo, regras e objetivo e em seguida os alunos foram orientados a posicionar-se à seus respectivos lugares em torno de uma mesa para a realização do jogo. Durante a partida surgiram alguns questionamentos, como: “O que esse jogo tem a ver com a matemática?”, “O professor pode usar isso na sala?”, após estas perguntas explicamos as principais relações entre o xadrez e a matemática como noções intuitivas de horizontal e vertical, e exemplificamos alguns conceitos matemáticos, como plano cartesiano, notações algébricas, cálculo de área etc. Segundo Borin, Outro motivo para a introdução de jogos nas aulas de matemática é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos de nossos alunos que temem a Matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la. Dentro da situação de jogo, onde é impossível uma atitude passiva e a motivação é grande, notamos que, ao mesmo tempo em que estes alunos falam Matemática, apresentam também um melhor desempenho e atitudes mais positivas frente a seus processos de aprendizagem. (Borin, 1996, p.9). |
RESULTADOS: |
No desenvolvimento do jogo observamos que alguns alunos sentiram dificuldades com relação às regras e o objetivo. A maioria dos alunos não possui a concentração exigida, com o fato de não estarem adaptados ao lúdico, pois é uma questão que ainda vem sendo trabalhada através de alguns projetos, dentre eles o Projeto Clubes de Matemática. Por meio de um questionário aplicado no final da atividade, observamos opiniões dos alunos a respeito do jogo, dentre eles: Você gostou da atividade apresentada hoje? Aluno 1- Eu gostei muito, porque eu não sabia como jogar o xadrez. Aluno 2- Gostei do jogo, nem sabia que a matemática tinha a ver com o xadrez. Aluno 3- Achei o xadrez muito interessante, meu professor podia usar isso na sala. Você acredita que as atividades alternativas de matemática podem lhe ajudar no entendimento da matéria? Aluno 1- Sim, é bom pra ajudar o assunto na sala de aula. Aluno 2- Sim, seria bom distrair um pouco, só vejo número. Aluno 3- Sim, porque isso ajuda a compreender mais. Nas respostas percebe-se que os alunos se interessam na atividade diferenciada, fazendo com que eles participem e gostem das aulas, um fator importante para inserção dos jogos no ensino da Matemática. |
CONCLUSÃO: |
Percebemos que o jogo de xadrez é uma excelente ferramenta de ensino, visando estabelecer uma relação entre o jogo e conceitos encontrados na matemática. A oficina de xadrez não foi aplicada apenas como intuito de promover diversão, mas sim com a finalidade de o professor aplicar atividades com este jogo, tendo em vista que ele proporciona com o tempo o aprimoramento de algumas habilidades que são fundamentais para o melhor rendimento na matemática e outras disciplinas. Atividades diferenciadas como esta nos possibilita aprimorar a busca por novos conhecimentos como futuros docentes já que aulas mais dinâmicas podem ser inseridas como auxilio nas aulas ditas tradicionais, levando em consideração o interesse e a participação mais efetiva dos alunos. |
Instituição de Fomento: PIBID, PROEXT |
Palavras-chave: xadrez |