Reunião Regional da SBPC em Oriximiná |
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 4. Ciência e Tecnologia de Alimentos |
INSERÇÃO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO NAS ATIVIDADES DO LABORATÓRIO DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO DO INPA: APROVEITAMENTO DE FRUTOS |
Andrigéssica Mota da Silva 1 Obedy de Souza Pereira 1 Ticiane Almeida Aquino 1 Francisca das Chagas do Amaral Souza 2 |
1. Bolsista da FAPEAM e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA (PIBIC JR) 2. Orientador - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA email: Francisca.souza@inpa.gov.br |
INTRODUÇÃO: |
O grupo de pesquisadores tem a tradição de desenvolver estudos relacionados a Epidemiologia do homem da Amazônia (Condições de Saúde, Nutrição e Sobrevivência), particularmente no contexto rural amazônico. Na linha do uso dos recursos naturais amazônicos, as atividades estão voltadas a avaliação do Potencial Alimentício da Biodiversidade por meio da determinação físico-química qualitativa e quantitativa de nutrientes presentes na flora e fauna comestível amazônica, na formulação de produtos comestíveis com padrão nutricional e ainda envolver alunos de ensino fundamental e médio nas práticas laboratoriais e de extensão auxiliando no grupo de pesquisa. Desta forma o objetivo deste trabalho foi introduzir alunos de ensino médio nas práticas laboratoriais de aproveitamento de frutos e subprodutos |
METODOLOGIA: |
A metodologia aplicada consistiu em levantamento bibliográfico, coleta do fruto camu-camu, na estação experimental do Ariau (CPCA). No entanto outros frutos como pupunha, cubiu, buriti, açaí e tucumã foram adquiridos na feira da Manaus Moderna e transportados para o Laboratório de Alimentos e Nutrição – CPCS, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Após a recepção foram selecionados quanto à sanidade, lavados em água corrente e sanitizados com hipoclorito a 200ppm por 30 minutos estes foram cortados e separados a polpa, casca e caroço. Após esta etapa foram secos em bandejas tipo inox, em estufa com circulação de ar a 60°C até peso constante. A pulverização ocorreu em moinho elétricos. Além destas atividades acompanhamos analises microbiológicas, sensórias e físico-químicas como pH, acidez, Iodo e também análises da biometria de frutos. |
RESULTADOS: |
O processamento do camu-camu foi realizado e a polpa foi utilizada para preparação de néctar e suco. A pupunha, cubiu, tucumã açaí foram processadas e obtidas farinhas para elaboração de produtos. Além disso, os bolsistas participaram da VII Semana de Ciência e Tecnologia, Circuito da Ciência e do treinamento CAPES |
CONCLUSÃO: |
Ao final de os alunos PIBIC-Jr melhoraram seu aprendizado prático, seu conhecimento sobre as atividades laboratoriais tais como vidrarias e equipamentos , bem como seus conhecimentos teóricos através da participação nas atividades de extensão e cursos . |
Instituição de Fomento: Fundação de Amapro a Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM |
Palavras-chave: Frutos |