Reunião Regional da SBPC em Oriximiná |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática |
Corrida das Operações |
Jéssica Simone dos Santos Lopes 1 Aldenize Ruela Xavier 2 |
1. Instituto de Ciencias de Educação, Programa de Matemática-UFOPA 2. Prof.mst/orientadora Instituto de Ciencias de Educação, Programa de Matemática-UFOPA |
INTRODUÇÃO: |
Ensinar matemática é explorar e desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver os problemas Os jogos planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático. O uso de jogos no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno, os jogos podem ser utilizados para introduzir, amadurecer conteúdo e preparar o aluno para aprofundar os itens já trabalhados em sala de aula. |
METODOLOGIA: |
Desenvolvido por bolsistas do projeto, este é um jogo que exige concentração, agilidade e domínio das operações básicas no conjunto dos inteiros. Além de ser uma competição divertida, é muito eficaz para aprendizagem e desenvolvimento do aluno, assim o mesmo aprende se divertindo. |
RESULTADOS: |
A turma é dividida em dois grupos. Em seguida, é sorteada uma operação, a qual ambos os grupos devem resolver, correr na direção da resposta certa e entregar ao monitor, que é responsável por avaliar se a resposta está correta ou não, com isso o aluno que resolveu corretamente a questão marca pontos para sua equipe. Cartolina ( para escrever as operações) Isopor ( para escrever as respostas) Uma caixa para colocar as Operações. |
CONCLUSÃO: |
Com tudo a aplicação do jogo corrida das operações teve um bom aproveitamento e bons resultados pois a pratica de ensino de forma diversificada é um desafio muito grande para os professores. Chamar a atenção do aluno para o ensino da Matemática se tornou cada vez mais difícil, então os jogos são grandes aliados para a aprendizagem e por fim acabam que aproximando aluno/professor. |
Palavras-chave: jogos educativos |