Reunião Regional da SBPC em Boa Vista |
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 5. Fotografia |
A IMAGEM E IDENTIDADE DO ÍNDIO NA FOTOGRAFIA DE SEBASTIÃO SALGADO |
Milena Leite Paiva 1 Anderson dos Santos Paiva 2 |
1. UNINTER 2. UFRR |
INTRODUÇÃO: |
A partir da abordagem da fotografia documental e da caracterização do processo histórico da globalização no contexto mundial, este artigo propõe uma análise estético-cultural de fotografias de Sebastião Salgado cuja temática relaciona-se à representação da identidade cultural de povos indígenas da Amazônia. Para tanto, foram escolhidas as imagens publicadas em seu livro Êxodos (2ooo), que retratam o povo Ianomâmi do estado de Roraima, nativos da Serra dos Surucucus. |
METODOLOGIA: |
A análise foi realizada a partir da ótica dos estudos culturais, aplicando-se as idéias de Stuart Hall como embasamento teórico, e considerando-se os processos políticos, sociais e econômicos que incidem no conteúdo das imagens e no olhar do fotógrafo. |
RESULTADOS: |
As fotografias analisadas datam de 1998 e representam determinados aspectos da identidade cultural do povo Ianomâmi, revelando, contudo, transformações significativas nos seus hábitos e costumes tradicionais como conseqüência de um processo de assimilação cultural pela qual já passavam esses povos desde que um estreitamento na relação com o “homem branco” foi intensificado a partir dos anos 70, após o início de migrações de garimpeiros para a região das terras indígenas, para trabalharem na exploração de depósitos de ouro, diamantes, cassiterita e minerais radioativos recém-descobertos na área. |
CONCLUSÃO: |
Concluiu-se que esses registros fotográficos revelam significativas transformações na identidade cultural do povo Ianomâmi. |
Palavras-chave: fotografia, globalização, cultura. |