Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
COMPATIBILIDADE ENTRE FUNGICIDAS E ESTIRPES DE RIZÓBIO RECOMENDADAS PARA A CULTURA DO FEIJÃO-CAUPI
Manoel Luiz da Silva Neto 1
Nayrah de Deus Lima 1
Paulo Ivan Fernandes Júnior 1
Jerri Édson Zilli 2
1. Universidade Federal de Roraima
2. Embrapa Roraima
INTRODUÇÃO:
A inoculação de sementes de leguminosas com inoculante rizobianos é uma tecnologia que possibilita a incorporação de nitrogênio aos sistemas agrícolas via fixação biológica. Diversas leguminosas apresentam potencial para fixar altas quantidades de nitrogênio por hectare, quando inoculadas, dentre essas culturas podem ser destacadas a soja, o feijão comum e o feijão-caupi. A cultura do feijão-caupi vem se expandindo a cada ano e com este avanço vêm se utilizando as tecnologias aplicadas à soja. Dentre essas tecnologias a utilização de inoculantes e tratamento das sementes com fungicidas têm sido largamente empregadas. Porém influencia destas práticas na cultura ainda é desconhecida. Trabalhos demonstram que alguns princípios ativos interferem na nodulação das plantas e na capacidade dos nódulos formados em fixar o nitrogênio. Este trabalho teve por objetivo avaliar a sobrevivência de bradirrizóbios inoculados em sementes tratadas com os fungicidas e a compatibilidade entre os fungicidas e a estirpe BR 3262 em condições de casa de vegetação.
METODOLOGIA:
Foi montado um experimento em um esquema fatorial 4 (rizóbios) x 5 (fungicidas) sendo avaliadas as os rizóbios recomendado para o feijão-caupi e os fungicidas vitavax-thiram, Maxsim, Derosal 500sc, Derosal Plus, além do controle sem fungicida. As sementes foram tratadas com os fungicidas segundo recomendações do fabricante. A inoculação dos rizóbios foi realizada com inoculante turfoso. Duas horas após a inoculação, 100 sementes foram transferidas para Erlenmeyers com NaCl (0,85%), agitadas por 20 minutos e realizada a diluição seriada para a contagem em placas contendo meio YMA. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado em triplicata. No experimento de casa de vegetação foi avaliada a compatibilidade da estirpe BR 3262 com os cinco fungicidas utilizando vasos de Leonard, onde as sementes tratadas e inoculadas com o rizóbio foram plantadas e coletadas aos 30 dias após o plantio. Utilizou-se o delineamento experimental de bloco ao acaso em triplicata.
RESULTADOS:
As sementes tratadas com o fungicida derosal plus, não sofreram influência na sobrevivência da bactéria BR 3262, apresentando a maior média quando comparada com os demais fungicidas. Ao contrário,o vitavax-thiram causou uma redução do número de rizóbio recuperado das sementes, apresentando média inferior ao controle. A estirpe INPA03-11b apresentou elevada sobrevivência com os fungidas vitavax-thiram e Maxsim, apresentando resultado superior ao controle. Os tratamentos inoculados com a estirpe UFLA03-084 apresentaram resultados de sobrevivência de células iguais, incluindo o controle não tratado com fungicidas, demonstrando que esta estirpe não sofre influência dos fungicidas testados. Avaliando os efeitos dos fungicidas sobre a nodulação do feijão-caupi, não houve diferenças significativas no número e na massa dos nódulos entre os tratamentos avaliados, indicando que apesar de haver redução e células nas sementes tratadas e inoculadas, a nodulação não é afetada pelos fungicidas. A massa seca da parte aérea igual para todos os tratamentos, com exceção do tratamento tratado com vitavax-thiram onde a massa seca foi menor. Esses resultados sugerem que o vitavax-thiram pode influência na eficiência da estirpe BR 3262, mesmo esta apresentando nodulação igual aos demais tratamentos.
CONCLUSÃO:
Os resultados do teste de sobrevivência demonstram que os fungicidas apresentaram pouco efeito na persistência dos rizóbios. No ensaio de casa de vegetação foi possível observar que a utilização dos fungicidas não interfere na nodulação e que apenas o vitavax-thiram exerce efeito negativo na eficiência do rizóbio ou no desenvolvimento vegetal. Ensaios em condições de campo são necessários para compatibilizar a recomendação dos fungicidas com a tecnologia da inoculação em feij]ao-caupi.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Inoculação, FBN, sobrevivência.