Reunião Regional da SBPC em Boa Vista |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 6. Economia Monetária e Fiscal |
CENÁRIO ECONÔMICO DA EMPRESA MADEIREIRA, COM ÊNFASE NA IDENTIFICAÇÃO E ESTUDO DAS VANTAGENS CONCEDIDAS PELA ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DO MUNICÍPIO DE BOA VISTA |
Adriana Melo Brasil 1 Claudia Bezerra Garcia 1 Edson da Costa Rodrigues 2 Josiane da Silva Saldanha 1 Renato Magustero Americo 1 |
1. Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Cathedral 2. Prof. Espc. do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Cathedral, Orientador |
INTRODUÇÃO: |
A Área de Livre Comércio (ALC) Boa Vista foi criada pela Lei 11.732 e sancionada no dia 30 de junho no ano de 2008. Com a regulamentação, os empresários cadastrados na Suframa, passam a ser isentos do Imposto de Importação (II), Imposto de Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e do Programa de Integração Social (PIS). O trabalho acadêmico tem por objetivo analisar o fluxo de vendas e de compras de empresa do Setor Madeireiro, a fim de contextualizar o ambiente de aplicação dos benefícios fiscais advindos dessa regulamentação e como as empresas interagem no repasse desses benefícios ao consumidor final. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa deu ênfase ao conteúdo que se trata da ALC de Boa Vista, com grande relevância ao caráter social, sendo este um dos requisitos decisivos para a escolha das Madeireiras, como alvo-principal de análise a empresa que atua com importação de materiais e exportação de produtos acabados. Uma análise a respeito do mercado em que a empresa está inserida foi primordial para afirmar categoricamente que os efeitos da ALC estão mudando o cenário econômico da empresa. Para diagnóstico da situação atual da implementação da ALC utilizou-se a empresa Mademato Madeiras LTDA, situada na cidade de Boa Vista-RR, aplicamos as seguintes técnicas: Pesquisa bibliográfica; Pesquisa Documental; e Levantamento - envolve abordagem direta a pessoas objetivando conhecer opiniões, hábitos e comportamentos. Neste trabalho foi realizada entrevista com o empresário da empresa Mademato, aplicação de questionário aos empresários em geral e consumidores. |
RESULTADOS: |
Diversas reportagens veicularam e ainda veiculam nos jornais, mas não foram suficientes para que o grupo pudesse concluir se a ALCBV está sendo praticada pelos empresários internos e externos a cidade de Boa Vista ou ainda continua apenas no papel. Na falta de uma fonte que forneça na prática a atual situação da ALCBV, faz-se necessário a presente pesquisa, para compreender como o processo de isenção acontece e como o desenvolvimento da empresa é atribuído a esses incentivos. Através da pesquisa exploratória realizada na empresa foi possível identificar o cenário econômico da empresa através das variáveis controláveis que influenciam a maneira com que os consumidores respondem ao mercado e como essas contribuem para a economia no contexto geral. Com a pesquisa foi possível identificar, também, o histórico da empresa e perceber que houve uma diferença significativa nos resultados financeiros após ser inserida na ALC. Esses benefícios proporcionados pela ALC terá como resultado final a influência no desenvolvimento social, econômico e financeiro da cidade de Boa Vista – RR. |
CONCLUSÃO: |
Observou-se que as informações repassadas por meios de comunicações sobre a ALC desde a sua criação não foram suficientes aos empresários e consumidores que ainda não sentiram o reflexo real após a sua implementação. Como sugestão a necessidade de uma assessoria empresarial como incentivos pela busca de conhecimento. Um dos objetivos desejados pela ALC é movimentar a economia com a competitividade entre os empreendedores, buscando atrair investidores para se alcançar desenvolvimento desejado. |
Palavras-chave: incentivos, desenvolvimento , economia. |