Reunião Regional da SBPC em Boa Vista |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Cien - 1. Documentação e Informação Científica |
PERFIL HEURÍSTICO DE UM SITE VOLTADO PARA O MUNÍCIPIO DE BOA VISTA, RORAIMA |
Deisiane Soares 1 Mayara Marcelle Ibiapina Lopes 2 Renato Laureano Sá 3 Rômulo Ferreira Pereira 4 Saula Dantas 5 |
1. Acadêmica - Tec. em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - IFRR - Saula Dantas 2. Acadêmica - Tec. em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - IFRR - Saula Dantas 3. Acadêmico - Tec. em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - IFRR - Saula Dantas 4. Acadêmico - Tec. em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - IFRR - Saula Dantas 5. Prof. Msc. - DIGRAD - IFRR |
INTRODUÇÃO: |
O perfil heurístico de um site é essencial para sua boa aceitação no mercado e para a melhoria da usabilidade e acessibilidade por parte do público-alvo, principalmente de websites voltados para a compra de produtos online. Porém, apesar dessa premissa, o embasamento científico da preferência heurística dos usuários destes serviços não é amplamente difundido. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar as preferências da população de Boa Vista com relação ao perfil heurístico de um website voltado às transações comerciais de compra, venda e pesquisa de artigos de supermercados. |
METODOLOGIA: |
A coleta de dados foi realizada através de questionários. O estudo utilizou os métodos qualitativo e quantitativo, tendo além disso, caráter descritivo. Neste caso, foram elaborados questionários concernentes às preferências em usabilidade e acessibilidade de websites. O público alvo abrangeu 100 pessoas na faixa etária de 18 a 70 anos, sem preferência de sexo, economicamente ativos e freqüentes compradores em supermercados. |
RESULTADOS: |
As respostas foram separadas por categorias e, com base nesta análise, foram elaborados os principais requisitos a serem levados em conta na elaboração de um website, montando-se um padrão heurístico. O estudo caracterizou-se de 10 perguntas, sendo 3 consideradas qualitativas e as demais quantitativas. Assim, após a apuração dos questionários e tabulação dos mesmos, verificou-se que os habitantes acessam a internet diariamente (79%), apesar das dificuldades quanto à velocidade (52%) e poluição visual das páginas (8%), consideram essencial em um site os menus (57%), a localização precisa (20%) e o tamanho das letras (8%), avaliam em negativo os números de passos para a realização de compras na web (69%), apreciam o recebimento de e-mails informativos (50%) e almejam os tons de cores claros e escuros (62%), tendo preferência por azul (33%), verde ou branco (20%) e vermelho (21%). Com relação aos menus, prevaleceram os nomes (59%) em detrimento dos ícones (21%). E como características mais desejáveis em um site, destacam-se a fácil utilização (58%), segurança (26%) e linguagem popular (19%), sendo a troca de informações sobre produtos bem aceita (49%) através de fórum (29%). |
CONCLUSÃO: |
Sendo assim, verifica-se a necessidade de abordagem de um padrão voltado a este perfil característico da população do município estudado em websites locais, sobretudo os comerciais, pois observa-se que os sites existentes no estado diferenciam-se totalmente das opiniões coletadas. |
Palavras-chave: padrão de web site, supermercados, preferências de usuários. |