Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 8. Psicologia do Trabalho e Organizacional
O Trabalho de Merendeiras em uma Escola de Boa Vista
Anne Karina Pereira de Andrade 1
Elizabeth Pereira Alves 1
Tatiana Saldanha de Oliveira 2
1. Aluna do Curso de Psicologia da UFRR
2. Profa. Msc. da UFRR
INTRODUÇÃO:
Este trabalho é um relato das vivências do Estágio Básico III do curso de psicologia da Universidade Federal de Roraima, na ênfase curricular: Psicologia e Processos de Gestão e Trabalho, realizado em uma escola pública na cidade de Boa Vista - RR. Nosso objetivo consistiu na análise do trabalho de merendeiras da referida escola, onde foram feitas observações sobre os procedimentos utilizados para a efetivação do trabalho, as relações intersubjetivas que mantêm e a estrutura física do ambiente de trabalho no qual estão inseridas.
METODOLOGIA:
Analisou-se os fatores relacionados à organização e às condições de trabalho como propiciadores de saúde e doença na vivência intersubjetiva dessas trabalhadoras. Na perspectiva de evidenciar como essas profissionais enfrentam e vivenciam os problemas existentes em sua situação de trabalho, para atingirmos nosso objetivo, fizemos uso dos pressupostos teóricos da Psicodinâmica do Trabalho Essa teoria tem como objeto de estudo as relações dinâmicas entre condições e organização do trabalho e processos de subjetivação, analisa ainda a manifestação do prazer e sofrimento produzidos na situação de trabalho. Utilizamos a técnica de observação para apreender a dinâmica do trabalho, realizamos visitas semanais a cozinha da escola, e acompanhamos o desenvolvimento do trabalho das merendeiras. Como técnica, elaboramos também o caderno de campo que continha as informações referentes a dinâmica de trabalho dessas profissionais como também as impressões e perspectivas dos observadores.
RESULTADOS:
A respeito da organização do trabalho das merendeiras, percebemos que a divisão de tarefas é realizada de comum acordo entre elas, não existe prescrição de tarefas a serem executadas individualmente, a realização das ações não obedece a uma ordem rigorosa, e há uma cooperação mútua sempre que preciso.
CONCLUSÃO:
Percebemos que as merendeiras acreditam que seu trabalho é bem visto pela escola, as condições de trabalho onde estão inseridas apesar de queixarem-se de calor e insetos consideram um ambiente acolhedor, segundo elas um trabalho tranqüilo e pouco cansativo. As trabalhadoras apresentaram alguns sintomas como dores nas pernas, no corpo, e micoses. Porém não estabelecem a relação entre o trabalho e esses sintomas de adoecimento apresentados.
Palavras-chave: Merendeiras, Psicologia do Trabalho, Satisfação no Trabalho.