Reunião Regional da SBPC em Boa Vista |
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AGENDA 21: UM DIREITO DE TODOS |
DAIANE ALVES UERR JORDÂNIA GABRIELA AIRES SANTANA UERR SINTIK BARROSO DE FRANÇA UERR MARIA ODETE CALHEIROS PENA UERR |
1. DAIANE ALVES (ACADÊMICA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UERR 5º SEMESTRE) 2. JORDÂNIA GABRIELA A. SANTANA (ACADÊMICA DE BIOLOGIA DA UERR 3º SEMESTRE) 3. SINTIK BARROSO DE FRANÇA ( ACADÊMICA DE BIOLOGIA DA UERR 3º SEMESTRE) 4. BIÓLOGA PROF. DR. E MESTRA MARIA ODETE CALHEIROS PENA,ATUANTE NA UERR |
INTRODUÇÃO: |
O presente trabalho originou-se da necessidade de uma análise mais ampla sobre as discussões a respeito do processo de implementação da: Educação Ambiental na Agenda 21 nas escolas públicas estaduais de Boa Vista-RR, o que levou uma reflexão e visão mais ampla sobre a importância da Agenda na vida de todas as pessoas; destaca ainda, as estratégias para a implantação da Agenda 21 nas escolas; a importância de se desenvolver uma sensibilização ambiental na vida dos estudantes, e conseqüentemente uma educação ambiental mais trabalhada juntamente com o “novo modelo” de desenvolvimento sustentável, fatores que juntos podem ser a “solução” para todos os impactos ambientais presentes no Estado de Roraima. Esse movimento tem obtido resultados significativos em outras localidades, mas lamentavelmente ainda não atingiu o avanço esperado pela sociedade. Acreditamos que a implantação da Agenda 21 no ppp (projeto político pedagógico) de todas as escolas do estado possa amenizar grandes problemas relacionados a danos ambientais presentes em nosso estado. |
METODOLOGIA: |
Caracterizou-se por pesquisa bibliográfica descritiva e pesquisa de campo em forma de entrevista. |
RESULTADOS: |
Observou-se que a implantação da Agenda 21 no PP das escolas é de extrema importância a vida de todos os alunos desde a pré escola até a fase adulta, pois a implantação da Educação Ambiental modifica o pensamento dos estudantes e os ajuda a repensar seus atos, agindo racionalmente e preservando o meio em que vivem. |
CONCLUSÃO: |
O trabalho apresentado pois ênfase na implantação da Educação Ambiental nas escolas de Roraima de acordo com a Agenda 21, foi possível observar que nas escolas onde há desenvolvimento de tal educação, os alunos se comportam de um modo diferente. Assim, nota-se que o trabalho voltado ao bem estar dos cidadãos é bastante proveitoso para a sociedade, e há uma preservação ambiental aplicada o que é indispensável para o bem estar da sociedade. |
Palavras-chave: AGENDA 21;DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL;, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESTRATÉGIAS;REFLEXÃO. |