Reunião Regional da SBPC em Boa Vista |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas |
ANÁLISE DO IMPACTO DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL NA REGIÃO AMAZÔNICA |
Cássia Regina Zambonin 1 Edgar Reyes Júnior 2 Rubenita Souza Moreira 3 |
1. Acadêmica do curso de graduação em Administração da UERR. 2. Doutorando da UNISINOS e Prof. da UFRR, orientador. 3. Acadêmica do curso de graduação em Administração da UERR. |
INTRODUÇÃO: |
O comportamento dos indivíduos é um fator que influi, notavelmente, o desenvolvimento e a eficácia da organização, já que, colaboradores desmotivados com o trabalho exercem suas atribuições com pensamentos alheios, e quando motivados, trabalham satisfeitos, aumentando assim sua produção. Diante disto, faz-se necessário avaliar qual o impacto do relacionamento interpessoal no desenvolvimento das tarefas, sendo este o objetivo geral da pesquisa, uma vez que, as organizações vêm buscando evitar problemas gerados por conflitos pessoais, que resultam, geralmente, em perda de bons profissionais, clientes, gestores e fornecedores. |
METODOLOGIA: |
Metodologicamente, esta pesquisa qualiquantitativa de caráter censitário, analisou as interações sociais de vinte e seis funcionários públicos do Departamento de Recursos Humanos de um órgão do Poder Judiciário, através de survey, entrevistas em profundidade e observação participativa. A análise dos dados foi feita através dos programas UCINET 6.289 e PAJEK 1.19, programas estes utilizados para a análise de redes sociais. Estes dados foram triangulados com dados obtidos através de análise de conteúdo das entrevistas e das observações feitas. |
RESULTADOS: |
Como resultados, identificou-se que os atores com maior grau de centralidade, que identifica a capacidade de influenciar aos demais, nas relações de amizade já atuam no setor a mais de seis anos e os menos centrais estão a menos de dois anos no setor. Porém, o tempo no setor não justifica que os atores mais centrais da medida do grau de intermediação, que identifica a capacidade de unir pessoas não diretamente relacionadas, uma vez que, nesta medida, os mais centrais se mostram mais comunicativos e simpáticos. Existe relação entre reputação e tempo de casa, pois os com menor reputação estão a até um ano no setor e os com maior reputação já estão a mais de quatro anos. Tais resultados condizem com a visão do gestor, já que apontou possuir percepção de liderança e desempenho maior aos atores com maior reputação e menor aos com reputação inferior. |
CONCLUSÃO: |
No conjunto total de relações estabelecidas entre os atores da rede, o resultado ratifica as demais análises relacionais utilizadas, já que, o mesmo ator é central em todos os resultados e através da observação participativa identificou-se, que tal ator é o mais comunicativo, sendo o “braço direito” do gestor. |
Palavras-chave: desempenho, relacionamento interpessoal, reputação. |