Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
FIGURAÇÕES DA REIFICAÇÃO NOS ROMANCES MODERNISTAS MACUNAÍMA , SERAFIM PONTE GRANDE E ANGÚSTIA
Dominich Pereira Cardone 1
1. Graduanda do Curso de Letras da UFRR. Bolsista PIBIC-CNPq.
INTRODUÇÃO:
O Brasil inaugura o século XX vivendo um período de grande efervescência social, política e, sobretudo, econômica, haja vista que naquele momento vinham sendo implantadas no país muitas fábricas, de modo que o comércio e a indústria prosperavam rapidamente graças ao mercado consumidor cada vez maior. Logo, o apogeu da época industrial e técnica, a formação da alta burguesia e do proletariado, bem como o estabelecimento organizado do capitalismo constituíram diretrizes importantes ao século XX e que provocaram, assim, reflexos significantes na produção literária. Neste sentido, os romances Macunaíma, Serafim Ponte Grande e Angústia, por serem obras modernistas que surgiram neste período, constituem o objeto de estudo desta pesquisa. Partindo da perspectiva de que a temática comum a todos os romances citados é a imposição do capitalismo na vida moderna, afetando negativamente a sociedade brasileira do século XX essencialmente no que tange reificação do homem e de suas relações sociais com os demais, nossa leitura buscará rastrear, a partir de uma panorâmica do tema nas obras como um todo, a reificação nas relações inter-humanas e todos os níveis em que ela se manifesta; bem como a alienação, desumanização e fragmentação do homem inserido numa sociedade produtora para o mercado.
METODOLOGIA:
Utilizando o método da pesquisa bibliográfica crítica, nossa análise conduz-se no rastro dessa problemática seguindo, sobretudo, o conceito de reificação desenvolvido por George Lukács (2003) e transposto para os estudos literários por Lucien Goldmann (1967). Embasamo-nos, ainda, na perspectiva de Ernst Fischer (1987) acerca da alienação, desumanização e fragmentação do homem enquanto parte de um contexto social capitalista. Por fim, relacionamos os conceitos apreendidos dos teóricos mencionados à leitura crítica comparatista feita dos textos literários em questão, com vistas a verificar de que forma se dá a problemática em cada um deles.
RESULTADOS:
Com isso, observamos em Macunaíma, além da reificação que se infiltra nas relações eróticas culminando numa sexualidade mercantilizada e degradada; a fragmentação resultante da mecanização do homem rebaixado ao estatuto de coisa e indistinguível de sua própria produção: a máquina. É notório em Serafim Ponte Grande, por sua vez, dentre os níveis de reificação apresentados no romance, que a reificação é abordada sob dois prismas: a) a desumanização do homem burguês que vive da realização de desejos insaciáveis, sejam eles eróticos ou de consumo, em detrimento da própria família; b) a representação do mundo objetificado e, portanto, alienado, vivenciado pelas personagens da através da cultura de consumo. Já Angústia retrata a consternação do indivíduo pobre à margem da sociedade capitalista e que, tendo internalizado os valores degradados da burguesia, se autodiminui frente ao homem detentor de riquezas.
CONCLUSÃO:
Com esta pesquisa, concluímos que à medida que a reificação ultrapassou o terreno meramente econômico e se infiltrou em outras áreas da vida humana, passou a existir a constatação dessa realidade social reificada também na literatura. Portanto, na análise dos três romances modernistas, foi possível observar que a reificação age substituindo na consciência dos indivíduos o aspecto qualitativo pelo quantitativo e transformando, desta forma, as relações humanas em comércio.
Palavras-chave: literatura brasileira, Modernismo, capitalismo.