Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
A APLICAÇÃO DA ANÁLISE ESTRATÉGICA NA GASTRONOMIA: UM ESTUDO DE CASO
Eduardo Bayma Oestreicher 1
Leilane Silva do Espírito Santo 2
1. Acadêmico de graduação em Administração da UERR
2. Acadêmica de graduação em Administração da UERR
INTRODUÇÃO:
O setor terciário tem se mostrado cada vez mais importante na geração de renda da economia moderna, tem acelerado a competitividade doméstica e internacional, a criação de empregos e o progresso tecnológico. O surgimento de micro e pequenas empresas voltadas para a produção e oferta de alimentos do tipo “lanches rápidos (fastfood) e pizzas” tem se mostrado superior à capacidade de demanda da população, porém deve-se observar o elevado índice de encerramento de empresas diante da falta de planejamento ou gestão. Este artigo trata do quanto o conhecimento do setor (ambiente externo) e o conhecimento da própria empresa (ambiente interno), são importantes para o crescimento e auto-suficiência do negócio de pequenos restaurantes e lanchonetes, diante de um mercado cada vez mais competitivo.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo de caso em uma lanchonete e pizzaria, que envolveu a pesquisa quantitativa com aplicação de survey junto a 60 clientes, analisadas com estatística descritiva, e entrevistas em profundidade com funcionários, concorrentes, e com o gestor da empresa analisadas em seu conteúdo.
RESULTADOS:
Foram identificados, no ambiente interno, três pontos fortes: o atendimento ao cliente, a gestão participativa e o preço praticado, e, três pontos fracos: a estrutura pouco atraente, o marketing e falta de controle financeiro. Em se tratando do ambiente externo identificou-se a existência de três oportunidades: conquistar os clientes de uma instituição de ensino superior, ampliar a variedade dos produtos e elaboração de um plano estratégico a fim de alcançar melhor posicionamento no setor, e, três ameaças: novos entrantes, melhor estrutura dos concorrentes e falta de conhecimento do gestor acerca das exigências da vigilância sanitária. Foi observado também que a relação entre o ambiente interno e externo existe uma disparidade de conhecimento, tanto entre concorrentes quanto na relação entre gestor e o cliente. Após levantados e listados os elementos da Matriz SWOT foram sugeridas proposições, e então executou-se a análise de ambientes, considerando impactos inter-relações entre quadrantes que compões a matriz.
CONCLUSÃO:
A empresa estudada apresentou disparidades com relação a alguns pontos analisados, principalmente no que se refere ao conhecimento do consumidor e dos concorrentes Este estudo proporcionou maior conhecimento por parte da gestão da empresa do mercado no qual esta inserida, e evidenciou a importância da análise dos ambientes externo e interno de uma organização para a construção do planejamento, demonstrando assim a grande interligação do planejamento estratégico com o sucesso das organizações.
Palavras-chave: planejamento estratégico, análise SWOT, análise de ambientes.