Reunião Regional da SBPC em Boa Vista |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica |
A UTILIZAÇÃO DA MATRIZ SWOT NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MINI MERCADO |
Fabiana Ferreira da Silva Brito, 01 Mary Lucia Silva Perim 02 |
1. Acadêmica do curso de administração da Universidades Estadual de Roraima – UERR 2. Acadêmica do curso de administração da Universidade Estadual de Roraima – UERR |
INTRODUÇÃO: |
O objetivo do planejamento estratégico não é somente a adaptação da empresa ao meio ambiente, mas, a partir da análise das forças competitivas, avaliar o potencial da organização e a necessidade de adotar estratégias que façam a empresa superar as ameaças ou aproveitar as oportunidades ao negócio. O objetivo desse estudo de caso foi realizar a análise interna e externa de um mini mercado, utilizando a Matriz SWOT, chegando-se ao entendimento das possíveis alternativas estratégicas que poderão facilitar a sua permanência no mercado. |
METODOLOGIA: |
Utilizou-se como método a pesquisa survey com 66 clientes escolhidos aleatoriamente. Com o gestor da empresa foi utilizada a entrevista estruturada e com os concorrentes e funcionários foi empregada a entrevista não-estruturada. A análise dos resultados deu-se por meio da estatística descritiva e os dados foram triangulados baseados nos resultados adquiridos através dos métodos já citados. |
RESULTADOS: |
Foram feitas proposições resultantes do cruzamento das forças e fraquezas, com oportunidades e ameaças, que atuarão nas dificuldades, potencializando pontos favoráveis. A visualização foi possível utilizando-se da Matriz TOWS, que é a SWOT ao contrário. Pontos fortes: serviços personalizados, promoções semanais, experiência no setor e empenho em adquirir conhecimento. Oportunidades: mercado em expansão e crescente demanda, estratégias de marketing e fidelização de clientes. Fraquezas: localização, estrutura física e poucos recursos financeiros para investimentos. Ameaças: localização dos concorrentes, demanda de clientes por ambientes melhores e novos concorrentes. Proposições estratégicas utilizando a Matriz TOWS: estratégias SO (usar forças para obter vantagem competitiva), aumentar a estrutura física, maior divulgação, montar uma padaria e um armarinho dentro do mini mercado. Estratégia WO (tirar proveito de oportunidades superando fraquezas): instalar-se em local central do bairro, fazer parcerias com fornecedores e financiamento bancário. Estratégia ST (Considerar forças para evitar ameaças): treinamento para funcionários, novos fornecedores de hortifrutigranjeiros, insistir nas promoções e diversificar as formas de pagamento. |
CONCLUSÃO: |
A alavancagem do negócio pode dar-se através do posicionamento estratégico a ser adotado pela empresa, já que tem potencial para crescer perante o mercado em que está inserida, pois consegue visualizá-lo de maneira a posicionar-se antecipadamente, e assim, adotar medidas para superar suas dificuldades e tirar proveito das forças e oportunidades identificadas. |
Palavras-chave: estratégia, forças, Matriz TOWS, oportunidades |