Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
A UTILIZAÇÃO DA MATRIZ SWOT NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MINI MERCADO
Fabiana Ferreira da Silva Brito, 01
Mary Lucia Silva Perim 02
1. Acadêmica do curso de administração da Universidades Estadual de Roraima – UERR
2. Acadêmica do curso de administração da Universidade Estadual de Roraima – UERR
INTRODUÇÃO:
O objetivo do planejamento estratégico não é somente a adaptação da empresa ao meio ambiente, mas, a partir da análise das forças competitivas, avaliar o potencial da organização e a necessidade de adotar estratégias que façam a empresa superar as ameaças ou aproveitar as oportunidades ao negócio. O objetivo desse estudo de caso foi realizar a análise interna e externa de um mini mercado, utilizando a Matriz SWOT, chegando-se ao entendimento das possíveis alternativas estratégicas que poderão facilitar a sua permanência no mercado.
METODOLOGIA:
Utilizou-se como método a pesquisa survey com 66 clientes escolhidos aleatoriamente. Com o gestor da empresa foi utilizada a entrevista estruturada e com os concorrentes e funcionários foi empregada a entrevista não-estruturada. A análise dos resultados deu-se por meio da estatística descritiva e os dados foram triangulados baseados nos resultados adquiridos através dos métodos já citados.
RESULTADOS:
Foram feitas proposições resultantes do cruzamento das forças e fraquezas, com oportunidades e ameaças, que atuarão nas dificuldades, potencializando pontos favoráveis. A visualização foi possível utilizando-se da Matriz TOWS, que é a SWOT ao contrário. Pontos fortes: serviços personalizados, promoções semanais, experiência no setor e empenho em adquirir conhecimento. Oportunidades: mercado em expansão e crescente demanda, estratégias de marketing e fidelização de clientes. Fraquezas: localização, estrutura física e poucos recursos financeiros para investimentos. Ameaças: localização dos concorrentes, demanda de clientes por ambientes melhores e novos concorrentes. Proposições estratégicas utilizando a Matriz TOWS: estratégias SO (usar forças para obter vantagem competitiva), aumentar a estrutura física, maior divulgação, montar uma padaria e um armarinho dentro do mini mercado. Estratégia WO (tirar proveito de oportunidades superando fraquezas): instalar-se em local central do bairro, fazer parcerias com fornecedores e financiamento bancário. Estratégia ST (Considerar forças para evitar ameaças): treinamento para funcionários, novos fornecedores de hortifrutigranjeiros, insistir nas promoções e diversificar as formas de pagamento.
CONCLUSÃO:
A alavancagem do negócio pode dar-se através do posicionamento estratégico a ser adotado pela empresa, já que tem potencial para crescer perante o mercado em que está inserida, pois consegue visualizá-lo de maneira a posicionar-se antecipadamente, e assim, adotar medidas para superar suas dificuldades e tirar proveito das forças e oportunidades identificadas.
Palavras-chave: estratégia, forças, Matriz TOWS, oportunidades