Reunião Regional da SBPC em Boa Vista |
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química |
Valorização da experimentação e do lúdico no ensino de Ciências. |
Gezyel B. de Aquino 01 Éverton da P. Santos 01 Elber Ricardo A. dos Santos 01 João Marcos. S.dos Santos 01 Josevânia T. Guedes 02 Lenalda Dias Dos Santos 03 |
1. Faculdade Pio Décimo 2. Profª MSc. Faculdade Pio Décimo - Orientadora 3. Profª MSc. UFRB - Orientadora |
INTRODUÇÃO: |
Durante muito tempo o ensino de Química e de outras Ciências estava voltado para a transmissão do conhecimento por parte do professor no processo de ensinoaprendizagem, que valorizava a instrução tradicional, na qual o aluno era considerado depósito de informações e não participava de forma ativa na construção de conhecimento. Hoje, com a globalização e o avanço nas áreas tecnológicas, é possível observar que a educação está em um momento de reflexão, em que as aulas tradicionais cedem espaço às aulas contextualizadas que possibilitam a utilização de diversos recursos didáticos, que podem ser feitos desde materiais alternativos até produtos de altas tecnologias. Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de promover uma aprendizagem significativa dos conteúdos de Química, visto que, os alunos da instituição pesquisada se apresentavam desinteressados e desmotivados, na qual se relata a utilização de dois tipos de recursos didáticos, a experimentação e o lúdico, aplicada em uma turma de 9º ano EJAEF. |
METODOLOGIA: |
A metodologia desenvolvida foi aplicada numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental EJA composta por 25 alunos com faixa etária entre 15 e 35 anos. Foram realizadas aulas teórico-práticas, nas quais, os conteúdos teóricos eram ministrados de forma articulada com as aulas práticas, não de forma que a prática fosse uma comprovação do assunto teórico, mas de modo que uma completasse a outra. Quanto ao método de avaliação e mensuração do conhecimento dos alunos em relação aos conteúdos ministrados, utilizaram-se palavras cruzadas. |
RESULTADOS: |
Sabe-se que o ensino para turmas de EJA geralmente é trabalhoso e requer bastante disposição do professor para que os alunos entendam os assuntos ministrados. Observou-se que os alunos se interessaram pois percebiam a importância e a relação que a Química possuía com a aplicabilidade no cotidiano de cada um. Durante a resolução das palavreas cruzadas os alunos se mostraram bastante motivados, principalmente por não serem exercícios comuns. As falas dos alunos refletem a satisfação pela realização da metodologia aplicada: Eu nunca tive uma aula dessa maneira. Essa aula foi boa porque não precisei copiar muito do quadro, eu aprendi só observando o experimento. Gostei dessa aula porque aprendi brincando. |
CONCLUSÃO: |
A utilização de novos recursos no ensino de química é indispensável no processo de formação e construção do conhecimento dos alunos dentro e fora do ambiente escolar, tornando-os, assim, relevantes ao processo de ensino aprendizagem, desde que sejam aplicados de forma correta. Assim, faz-se mister um novo paradigma que privilegie o papel do aluno no processo de ensinoaprendizagem, com um ensino mais exigente de conhecimento contextualizado, desprezando a reprodução e a memorização. |
Instituição de Fomento: Faculdade Pio Décimo |
Palavras-chave: Ensinoaprendizagem, Palavras Cruzadas, Experimentação. |