Reunião Regional da SBPC em Boa Vista |
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química |
Novas metodologias no ensino de Ciências: Uso de refrigerante normal e diet como tema gerador para o Ensino de Densidade em Líquidos numa turma de EJAEF. |
Gezyel B. de Aquino 01 Éverton da P. Santos 01 João Marcos S. dos Santos 01 Josevânia T. Guedes 02 Lenalda D. Santos 03 |
1. Faculdade Pio Décimo 2. Faculdade Pio Décimo 3. Faculdade Pio Décimo 4. Profª. MSc. Faculdade Pio Décimo 5. Profª. MSc. UFPB |
INTRODUÇÃO: |
A opção por um ensino contextualizado deve ser levada em consideração pelo professor dentro e fora da sala de aula, com um objetivo de educar cientificamente o aluno a fim de torná-los cidadãos, que possam construir seus próprios conceitos a partir de novas descobertas. De acordo com Zanon e Maldaner (2007) há limitações no Ensino de Química praticado na Educação Básica que tem sido observadas desde o final da década de 70 do século XX, como: a carência de experimentação e de relação com o cotidiano, a descontextualização, a linearidade, a fragmentação dos conteúdos, a desconsideração da História de Química. Diante deste contexto, observa-se que o conteúdo densidade é considerado um tema relevante no tocante à construção do conhecimento dos alunos, pois está relacionado diretamente com situações encontradas no cotidiano de cada um. Partindo deste pressuposto, houve a necessidade de trabalhar o conteúdo densidade, por meio do método de imersão em água utilizando refrigerantes normal e diet numa turma de EJAEF na disciplina de ciências, levando em consideração que os alunos apresentavam dificuldades em realizar cálculos, já que o conteúdo tinha que ser ministrado. |
METODOLOGIA: |
O presente trabalho, objetiva relatar a ultilização de recursos didáticos no ensino de química, a fim de otimizar o processo de ensinoaprendizagem no assunto Densidade. Para a realização desta atividade foram necessárias duas horas/aula, realizadas durante o período de estágio supervisionado desenvolvido em uma escola pública de Aracaju - SE, com uma turma de 9º ano (EJAEF) no período noturno da disciplina de Ciências. Foi realizada uma aula teórica – prática a fim de explicar os conceitos sobre densidade. Os materiais utilizados foram: dois tipos de refrigerantes em lata de 350 mL, normal (com açúcar) e diet, dois copos transparentes, e uma vaso de garrafa PET transparente cortado e contendo água. O experimento foi dividido em três etapas: 1) Imersão dos refrigerantes em água. 2) Observação a formação de espuma dos refrigerantes. 3) Explicação dos resultados e verificação do conhecimento abstraídos sobre a aula realizada. |
RESULTADOS: |
Percebeu-se que os alunos não se sentiam motivados ao estudo da Química, por isso adotou-se o recurso como uma ferramenta ao ensino de densidade. Foi possível elucidar aos alunos o porquê do refrigerante normal afundar e o light flutuar. Segundo Mateus (2002), as latas de refrigerante apresentam comportamentos diferentes apesar de terem mesmo volume, devido à diferença de densidades. A massa maior é do normal, por causa do açúcar dissolvido, afundando na água (densidade maior que da água). Já no refrigerante light ao invés de açúcar é adicionado adoçante dietético, o que faz com que a massa seja menor e a lata flutue. Outra importante observação foi quanto à formação de espuma. Explicou-se aos alunos que o refrigerante normal fazia menos espuma do que o diet devido à dissolução do açúcar no normal tornando-o mais viscoso que o diet, formando menos espuma. As falas dos alunos remetem à produção e internalização de conhecimentos significativos, e que, segundo Zanon e Maldaner (2010), basta que se realize a ressignificação desses conhecimentos absorvidos: -O refrigerante com açúcar afunda pois é mais pesado,tem densidade mais alts do que o refrigerante diet, que tem densidade baixa. -O refrigerante diet fez mais espuma pois é mais fino. |
CONCLUSÃO: |
Através dos resultados obtidos, pode-se perceber que a abordagem do tema densidade adquire uma nova forma de explanação a partir da utilização dos refrigerantes. É importante ressaltar que a atividade não necessitou de materiais sofisticados, nem de um laboratório totalmente equipado, o que não é comum encontrarmos em escolas da rede pública. Assim, a realização do experimento contribuiu para os alunos elaborarem seus próprios conceitos fazendo uma relação com o cotidiano e o assunto abordado. |
Instituição de Fomento: Faculdade Pio Décimo |
Palavras-chave: Contextualização, Densidade, Refrigerantes. |