|
Beatriz de Bulhões Mossri |
|
|
Falecida em 03 de outubro de 2016
Nascida em 12 de abril de 1965, no Rio de Janeiro, Beatriz mudou-se com a família para Brasília, em 1982.
Graduou-se em Ciências Biológicas, concluiu mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB) e também em Geoprocessamento, na mesma Universidade. Estava prestes a concluir o doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na área de Política Científica e Tecnológica, com foco em biodiversidade.
A bióloga iniciou carreira no Jardim Botânico de Brasília em 1992, onde foi chefe do Departamento de Ecologia até 2000. Na mesma instituição, também dirigiu o departamento de Relações Públicas de 1995 a 2000. Como reconhecimento ao seu trabalho, a direção do Jardim Botânico de Brasília decidiu batizar de Beatriz de Bulhões Mossri a parte da área verde até então chamada de Jardim Evolutivo, distribuído em três hectares da área total da estação ecológica da Capital Federal. A homenagem póstuma à pesquisadora aconteceu em 12 de abril de 2017, no dia em que ela completaria 52 anos de idade.
A carreira de Beatriz também é marcada pela vice-presidência do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), no Rio de Janeiro, e pela atuação na Associação Brasileira de Empresas de Biotecnologia, como vice-presidente.
De julho de 2011 a outubro de 2016 foi responsável pela interlocução da SBPC com o Congresso Nacional. Bia, como era carinhosamente chamada pelos colegas e amigos, desenvolveu um trabalho exemplar em prol do diálogo entre a Ciência e o Parlamento durante os últimos anos. Graças à sua habilidade, competência e determinação, a SBPC e diversas entidades representativas da comunidade científicae acadêmica, têm conseguido fazer ouvir seus pleitos e reivindicações no Congresso Nacional.
|