RESUMOS DE COMUNICAÇÕES LIVRES |
Área: Educação |
[Voltar] |
A CIÊNCIA NA ESCOLA COMO PONTE PARA O SUCESSO DOS APRENDIZES BAIANOS |
|
A CONTRIBUIÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS. |
|
A CONTRIBUIÇÃO DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO SEXUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
A DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES: UMA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE ÉRICO CARDOSO – BAHIA. |
|
A DISCIPLINA DE QUÍMICA AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO IF SERTÃO PERNAMBUCANO |
|
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PRUDÊNCIO RODRIGUES SOBRINHO: UM OLHAR SOBRE O PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES. |
|
A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E BEM-ESTAR |
|
A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM QUESTÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM CURSO DE EXTENSÃO REALIZADO PELO N’UMBUNTU (MARABÁ/PA) |
|
A FORMAÇÃO DOS DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA FRENTE AOS DESAFIOS DAS TIC |
|
A HISTÓRIA DA CONSTITUIÇÃO DO MUSEU DA EDUCAÇÃO E DO BRINQUEDO (MEB) - USP E O LÚDICO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NAS ATIVIDADES MEDIADAS |
|
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA LOGÍSTICA: AS TÉCNICAS COMUNICACIONAIS E A LINGUAGEM NO CONTEXTO EMPRESARIAL |
|
A LITERATURA ORAL E POPULAR: VALORIZANDO IDENTIDADES E RESGATANDO MEMÓRIAS NA CONFECÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS |
|
A LUTA CONTRA O MOSQUITO NÃO É SÓ NOSSA. VAMOS CONSCIENTIZAR! |
|
A PRESENÇA DA UFAC NO INTERIOR DO ACRE: PERSPECTIVA FORMATIVAS |
|
AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NAS COMUNIDADES DA ESCOLA NUCLEADA DE ARITAGUÁ II |
|
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE OS ASPECTOS DA INCLUSÃO DIGITAL E CIDADÃ NA TERCEIRA IDADE |
|
ANÁLISE DO BIOMA CAATINGA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Análise do conteúdo científico sobre o Aedes aegypti divulgado nas campanha de combate ao mosquito. |
|
ANÁLISE DO FILME "A ERA DO GELO" COMO MEDIADOR NA ABORDAGEM DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM UMA PERSPECTIVA EVOLUTIVA |
|
APREENSÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. |
|
ARGUMENTAÇÃO E DISCUSSÃO DE QUESTÕES SÓCIO-CIENTÍFICAS POR PROFESSORES DE BIOLOGIA. O CASO DA MONOCULTURA DO EUCALIPTO NO EXTREMO SUL DA BAHIA. |
|
As trajetórias escolares dos sujeitos indígenas e o discurso intercultural: construindo redes de significados |
|
AVALIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DA POPULAÇÃO DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA NA ANÁLISE DA VIABILIDADE DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO RESIDUAL |
|
BIOLOGIA INCLUSIVA: DESCOBRINDO AS CÉLULAS ATRAVÉS DAS MÃOS |
|
BULLYING HOMOFÓBICO: ESTUDO EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE BELÉM |
|
CAPIBARIBE E MANGUEIRINHA: NOSSOS RIOS NÃO SÃO LIXEIRAS! |
|
CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS CONCEDIDAS NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA |
|
CONCEPÇÃO DE QUÍMICA DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO |
|
CONHECENDO O IFRO CAMPUS PORTO VELHO ZONA NORTE |
|
CONHECIMENTO ACERCA DOS TEMAS PROPRIEDADE INTELECTUAL E INOVAÇÃO POR DISCENTES DO IFS - CAMPUS LAGARTO |
|
CONHECIMENTOS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE A TRANSMISSÃO DO HIV/AIDS. |
|
Consciência ambiental:uma construção que se faz na prática |
|
CONSTRUINDO JOGOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS COMO FERRAMENTA PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS E PORTUGUÊS NA ESCOLA E NA WEB. |
|
CONTRIBUIÇÕES À CRÍTICA AOS PLANOS NACIONAIS DE PÓS-GRADUAÇÃO E SUAS DETERMINAÇÕES NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES QUE TRABALHAM NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
NA BAHIA- 1982 A 2012 |
|
CURSINHO POPULAR COMO INSTRUMENTO DE REIVINDICAÇÃO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. |
|
DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO INTEGRAL |
|
DESMITIFICAÇÃO DE MITOS SOBRE SERPENTES E SUA IMPORTÂNCIA: UMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO, ACRE. |
|
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FLORESTA - PE |
|
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS |
|
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: A arte popular como possibilidade metodológica de educação popular. |
|
EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE DITADURA: DISCURSO E PODER NOS ARTIGOS DE OPINIÃO DOS JORNAIS RIOBRANQUENSES (1964-1985) |
|
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: CAMINHOS PARA UM ENSINO INTEGRADO |
|
EDUCAÇÃO SUPERIOR E SUSTENTABILIDADE |
|
EDUCAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO: TRAÇANDO O PERFIL DO ALUNO PESQUISADOR NO CAMPUS PETROLINA DO IF SERTÃO PE. |
|
ENSINO SUPERIOR: PROCESSO DE ESCOLHA DO CURSO E PERSPECTIVAS NA DOCÊNCIA. |
|
ENTRE A CIDADANIA E O MERCADO DE TRABALHO: OS CIDADÃOS CRÍTICOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS |
|
ESCOLA DO CAMPO E O FUTEBOL FEMININO: COMO SE DÁ ESTA RELAÇÃO? |
|
Estudo comparativo da qualidade do sono entre estudantes dos turnos matutino e vespertino do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Campo Grande (IFMS/CG) |
|
ESTUDO DIAGNÓSTICO SOBRE A GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NOS LABORATÓRIOS DE ENSINO E PESQUISA DO IFRO- CÂMPUS JI-PARANÁ-RO |
|
EVASÃO, RETENÇÃO E DIPLOMAÇÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE LOCALIZADA NO NORDESTE MINEIRO |
|
EVOLUÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA NO DIRETÓRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA DO CNPQ |
|
FEIRA DE CIÊNCIAS ESCOLARES: UM ESPAÇO PARA DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA NO ESTADO DA BAHIA |
|
FOGUETE DE GARRAFA PET COMO FERRAMENTA MEDIAL PARA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DE FÍSICA E
QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO SOBRE A REALIZAÇÃO DE FEIRAS DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA |
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA: Ações Colaborativas Entre O Ensino Superior E A Educação Básica Em Municípios Paraenses. |
|
GENTILEZA AO GENTIL: OUTRA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA OS ALUNOS DO COLÉGIO GENTIL PARAÍSO MARTINS |
|
HÁBITOS ALIMENTARES DOS ADOLESCENTES NO IFMS/CG: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO POR MEIO DO LANCHE SOCIAL |
|
IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES E CIBERCULTURA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO |
|
IMPORTÂNCIA DO PROJETO CIÊNCIAS NA ESCOLA (PCE) PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NRE 05 |
|
INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO:CURRÍCULO, MOBILIDADE E INOVAÇÃO |
|
INTERVENÇÃO LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
|
INVESTIGAÇÃO DE PRINCÍPIOS DE DESIGN RESEARCH PARA DIVERSIDADE SEXUAL NO ENSINO DE BIOLOGIA |
|
JOGOS DE INTEGRAÇÃO DO IFRO CAMPUS PORTO VELHO ZONA NORTE |
|
LITERATURA DE CORDEL: REGISTRO DA CULTURA POPULAR |
|
MIDIA-EDUCAÇÃO E COPA 2014 NO BRASIL: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO ÂMBITO ESCOLAR PERMITINDO NOVAS PESQUISAS E NOVOS OLHARES |
|
MULHERES NEGRAS PERIFÉRICAS - RESISTÊNCIA E RESGATE DO POVO NEGRO ATRAVÉS DA ESTÉTICA E FORMAÇÃO POLÍTICA NA CHAPADA DIAMANTINA - BA. |
|
NAS TEIAS DA WEB: ENSINO DE LITERATURA E TECNOLOGIAS DIGITAIS |
|
NAVEGANDO NA ARTE DE APRENDER PARA ENSINAR: ROBÓTICA COM ARDUÍNO NA CAPACITAÇÃO DE DOCENTES DE CIÊNCIAS EM ESPAÇO NÃO FORMAL |
|
O BRINCAR E AS SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA |
|
O MAPEAMENTO BIBLIOGRÁFICO E SUAS ANÁLISES NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO |
|
O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DA IGUALDADE DE GÊNERO: um estudo com o Curso Técnico em Meio Ambiente do IFMA – Campus Codó |
|
O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
|
O PROFESSOR EM FORMAÇÃO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA |
|
O RESGATE DAS BRINCADEIRAS DE INFÂNCIA EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE PALMAS-TO. |
|
O USO DO TABLET E DO BLOG COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DAS LÍNGUAS PORTUGUESA E INGLESA NA ESCOLA MUNICIPAL DOUTOR RODOLFO AURELIANO |
|
OS RECURSOS UTILIZADOS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE SENHOR DO BONFIM - BA PARA A ABORDAGEM DA TEORIA DA EVOLUÇÃO. |
|
PARQUE ZOOBOTÂNICO DE TERESINA: AMBIENTE NÃO FORMAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A CONSERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL |
|
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O FENÔMENO DA INDISCIPLINA EM SALA DE AULA |
|
PESQUISA ETNOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO |
|
PET LICENCIATURAS / IFBA PORTO SEGURO: A EXPERIÊNCIA DE PROTAGONISMO DISCENTE NO PROJETO “A CIÊNCIA FEMININA” (FAPESB) |
|
POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE NA CIDADE DE MANAUS. |
|
PRÉ-IFBA CAMPUS SIMÕES FILHO - UMA EXPERIÊNCIA SECUNDÁRIA EM DOCÊNCIA DOS LICENCIANDOS EM ELETROMECÂNICA |
|
PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO IFRO (PIPEX) EM PARCERIA COM O INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA, PORTUGAL |
|
PROJETO CNPQ: CATIVANDO MENINAS PARA AS CIÊNCIAS EXATAS, ENGENHARIAS E COMPUTAÇÃO |
|
REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA POR MEDIDAS EDUCATIVAS TOMADAS PELOS ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE ELETROMECÂNICA DO IFBA. |
|
Reflexões sobre a práxis e suas contribuições na formação de educadores ambientais: V Encontro Sergipano de Educação Ambiental. |
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA POR MEIO DO CURSINHO POPULAR EMANCIPA |
|
RESIDÊNCIA NA DOCÊNCIA: UMA CONSTRUÇÃO NECESSÁRIA? |
|
SAÚDE DA COMUNIDADE: A ESCOLA COMO VEÍCULO DE INFORMAÇÃO! |
|
SEXUALIDADE: NOVAS METODOLOGIAS PARA SE TRABALHAR NA ESCOLA |
|
SIMULADO ENEM: CONTRIBUIÇÃO AOS ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFBA - PORTO SEGURO |
|
SUPER-HERÓIS EM QUADRINHOS: educação para o lazer |
|
SUSTENTABILIDADE: O QUE DIZEM OS ALUNOS DO 5º ANO DO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA? |
|
Teorias utilizadas e concepção de homem e sociedade da produção do conhecimento stricto sensu dos docentes de educação física do ensino superior do estado da Bahia- 1982-2012 |
|
TIJOLO E PEDRA NA FORMAÇÃO DOCENTE: A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA UMA CONSTRUÇÃO SÓLIDA DA PRÁTICA DOCENTE. |
|
TRABALHANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR |
|
TRAJETÓRIA, ESCOLA E POLÍTICA: UMA INTERPRETAÇÃO SOCIOLÓGICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
|
UBUNTU: A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE ESCOLAR QUE RESPEITE AS DIVERSIDADES
SEXUAIS. |
|
USOS DE TECNOLOGIAS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO E A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES |
|
VALIDANDO UM ROTEIRO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA: IMPORTÂNCIA DO RIGOR NA PESQUISA EDUCACIONAL. |
|