66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 1. Ciência da Computação
DESENVOLVENDO UM SISTEMA ESPECIALISTA WEB PARA ANÁLISE ALIMENTAR.
Jacson Luis Krotz - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Adriana Soares Pereira - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
INTRODUÇÃO:
Este trabalho pretende inserir-se na solução de problemas relacionados à área de nutrição, pois os mesmos podem obter grandes benefícios ao contar com o auxílio tecnológico para a sua solução. O Brasil apresentando desenvolvimento exponencial, porém o país herda problemas que antes afligiam apenas países desenvolvidos e que não eram de tanta notoriedade local, como a crescente crise de obesidade, que vem se instalando e a crescente demanda por soluções para o auxílio em nutrição esportiva e manutenção de um estilo de vida saudável, ainda nesta área, como em outros países, nota-se o crescente aumento de distúrbios alimentares que se mostram um desafio ao atingirem a cada vez mais indivíduos.
O Brasil também por anos luta contra problemas como a subnutrição, principalmente a subnutrição infantil, onde por meio de soluções tecnológicas possa se obter meios mais eficientes para auxiliar na solução deste problema.
Estes dados podem ser comprovados por relatórios como o relatório da ONU sobre a fome no mundo e também com as estatísticas do IBGE sobre a crescente crise de obesidade no Brasil, assim este projeto visa criar um sistema especialista em análise de alimentos voltado ao ambiente web em auxilio à problemática relatada.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetiva-se a análise (comparação) entre alimentos da base de dados para a classificação de qual alimento contém “x” propriedade (característica), desejada pelo executante da consulta, percorrendo-se os registros da base de dados fazendo uma análise prévia dos alimentos contidos na mesma.
MÉTODOS:
Com a utilização das linguagens PHP e MySQL, é realizada a programação dos scripts que serão executados e a lógica de programação do sistema especialista e o acesso aos dados da base.
O sistema recupera os dados, processa e armazena com uma série de consultas, a cada nova consulta são gerados novos dados sobre as consultas executadas, onde para utilização os usuários devem selecionar uma serie de alimentos e estes devem ser adicionados ao plano alimentar, após este processo são mostrados os valores de acordo com o que deve ser recomendado ao consumo para o indivíduo.
Para a realização das primeiras análises de é codificado um script que realiza a inserção dos dados da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) na base de dados modelada, utilizando o padrão criado para o projeto com base no cabeçalho da Tabela (TACO) e sua organização.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Permite-se que o usuário selecione opções de exibir um valor menor de informações com as informações gerais do alimento apenas, e a opção de exibição com um valor maior de informações, com todas as características disponíveis do alimento desejado, também deve ser oferecida a opção de exibir apenas as propriedades desejadas pelo usuário. Utiliza-se de dados oficiais de estudos nutricionais para a disposição dos dados para as análises adquiridos por meio da tabela T.A.C.O.
Lista-se uma grade com os alimentos da base de dados para o cálculo da propriedade desejada permitindo que o usuário selecione os alimentos desejados e os adicione a sua grade de comparação, gerando como resultado final, uma grade com os alimentos inclusos e o valor individual e total de suas propriedades.
Dentre as funções do sistema o pesquisador poderá utilizar-se do mesmo tendo em mente a comparação detalhada de todas as características m alimento como as quantidades de vitaminas, carboidratos, proteínas e lipídios entre diferentes variedades do mesmo alimento, deste modo com a comparação entre dois ou mais alimentos obtém-se o resultado mostrando o alimento de maior qualidade. Com a obtenção do alimento de maior qualidade, o próprio sistema pode em conformidade com as características de pesquisa de qualidade escolhidas, recomendar o alimento de maior quantidade de uma característica (ex: proteína) como o melhor alimento resultante da análise. O sistema em funcionamento deve ser capaz de atender as necessidades de comparação entre dois ou mais alimentos e montagem de uma grande alimentar ao usuário, futuramente, também evoluindo e integrando funções de cunho especifico para determinadas situações, como nutrição hospitalar e auxílio nutricional.
CONCLUSÕES:
Sendo um sistema especialista poderá também se utilizado como um auxílio para nutricionistas onde cada cliente pode contar com o sistema durante vinte e quatro horas para auxiliar em determinadas situações nutricionais, como dietas hipocalóricas e também hipercalóricas, na consulta de valores de alimentos, ou mesmo em dietas de suplementação vitamínica, oferecendo também alimentos de maior qualidade mesmo para os usuários sem conhecimentos da área de nutrição que estarão sendo assistidos.
Palavras-chave: Sistema Especialista, PHP, Alimentos.