66ª Reunião Anual da SBPC |
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o): SBQ - Sociedade Brasileira de Química |
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Ensino de Química |
DESMISTIFICANDO A QUÍMICA: O CONCEITO SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS DOS ALUNOS DO 2º ANO DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA – CAMPUS PORTO VELHO CALAMA |
Maranei Rohers Penha - Msc. Orientadora/Instituto Federal de Rondônia Jamile Mariano Macedo Taborda - Instituto Federal de Rondônia |
INTRODUÇÃO: |
Segundo a realidade escolar, a ementa trabalhada no ensino da Química é bastante extensa, o que acaba por prejudicar o processo de ensino e aprendizagem. Tal fato dificulta a realização de momentos propícios onde os alunos discutam as causas dos fenômenos, estabeleçam relações da ciência com o cotidiano, enfim, que entendam os mecanismos dos processos que estão estudando. Em estudos anteriores, foi verificado que o conteúdo primordial para que o discente possa compreender os fenômenos químicos de forma a reduzir a ementa atual e ainda assim atender às legislações pertinentes são as Reações Químicas. De posse do entendimento acerca desse conteúdo, o aluno conseguirá compreender com maior facilidade os demais conceitos sobre o comportamento da matéria. Diante do exposto, o presente estudo foi desenvolvido com o intuito de investigar o perfil conceitual sobre Reações Químicas, entre os alunos dos 2º anos de Química dos cursos Técnicos Integrados ao Nível Médio de Eletrotécnica, Informática e Química, do turno matutino, matriculados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Câmpus Porto Velho Calama. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
Avaliar o perfil conceitual sobre Reações Químicas, dos alunos matriculados no 2º ano dos cursos Técnicos Integrados ao Nível Médio em Edificações, Informática e Química, do IFRO Campus Porto Velho Calama. |
MÉTODOS: |
Com o intuito de investigar o perfil conceitual sobre Reações Químicas dos alunos, foi desenvolvida uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa e quantitativa. O questionário composto por três questões de auto preenchimento, foi proposto a 105 alunos, no entanto, a participação foi voluntária e somente 60 alunos se propuseram a responder o questionário, e desses, 6 questionários foram entregues totalmente em branco. As perguntas envolviam conceitos sobre reações químicas e transformações físicas, tanto em nível macroscópico (descritivo e funcional) quanto microscópico (explicativo). |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
As respostas foram agrupadas em três categorias, de acordo com o perfil de cada resposta: I. Na categoria Reação Química = Mistura de substâncias, referente à pergunta 1, conforme listado na tabela, 35% dos alunos responderam que a dissolução de solutos em água ou leite compreende exemplos de reações químicas. Somente 1,6%, do curso Técnico em Química, conseguiu responder parcialmente à pergunta proposta, 10% dos alunos deixaram essa resposta em branco. II. Na categoria Conceito sintético x Macroscópico (Organoléptico), referente à 2ª pergunta do questionário, somente 8,7% dos alunos fizeram referência às partículas atômicas e subatômicas para explicar uma reação química “Foi uma transformação que ocorreu nas moléculas dos reagentes.”. Somente 1,6% aluno empregou o conceito de irreversibilidade da matéria “Quando o processo não pode ser revertido, ocorre a transformação da matéria”. III. Nas respostas referentes ao Conceito macroscópico x Conceito Microscópico, somente 8,3% dos alunos empregaram o conceito microscópico para justificar o macroscópico. “A Química transforma o seu estado ou suas moléculas; a física muda sua forma.”. No entanto, nenhum dos conceitos apresentados foi correto. |
CONCLUSÕES: |
Esse estudo possibilitou uma reflexão acerca dos rumos que a disciplina de Química vem tomando no âmbito do IFRO Câmpus Porto Velho Calama. O questionário se prendeu em perguntas que permitissem aos estudantes refletir sobre situações do cotidiano. Apenas 1,6% dos participantes da pesquisa demonstraram conhecimentos que asseguraram as competências e habilidades previstas pelos PCNEM, 10% não responderam e 88,4% não dominam as habilidades e competências pertinentes às Reações Químicas estabelecidas nos PCNEM. O resultado permite um estudo quanto à quantidade de conteúdos previstos para a disciplina, de maneira que oportunize aos alunos compreenderem como se organiza e se constrói o conhecimento na área da Química. Assim sendo, entendemos que é essencial o papel do professor no que concerne a oportunizar aos alunos a compreensão da multiplicidade de fenômenos com que devem ser foco de trabalho para que os alunos saibam reconhecê-los, descrevê-los e explicá-los corretamente. |
Palavras-chave: Ensino de Química, Reações Químicas, Dificuldades de Aprendizagem. |