66ª Reunião Anual da SBPC |
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o): SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Especial |
ACESSIBILIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA |
MICHELE GOMES NOE DA COSTA - Universidade Federal de Rondônia/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia CARMEN TEREZA VELANGA - Universidade Federal de Rondônia UNIR/ORIENTADORA ANALTON ALVES DA SILVA - Universidade Federal de Rondônia-UNIR MARANEI ROHERS PENHA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia |
INTRODUÇÃO: |
A acessibilidade, dentre suas várias significações, procura valorizar a pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida à transposição de barreiras arquitetônicas, atitudinais e de conteúdos. A proposta da pesquisa foi observar como a Universidade Federal de Rondônia, comporta-se e apresenta-se em relação a este modelo social e educacional, buscando explicitar a preparação da instituição para receber pessoas com necessidades específicas, tanto no que diz respeito à estrutura física, material e pessoal. Buscou demonstrar através da opinião de acadêmicos, professores e chefes de departamento como ocorre a inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência no campus além de discutir os efeitos da legislação de acessibilidade na UNIR. A pesquisa foi realizada no período de dezembro de 2006 a janeiro de 2008 através de uma abordagem qualitativa, com foco no estudo de caso. A observação foi feita no Câmpus de Porto Velho, José Ribeiro Filho, da Universidade Federal de Rondônia – Unir |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
Identificar evidências de como uma instituição de Ensino Superior Amazônica, especificamente a Universidade Federal de Rondônia desenvolve ações quanto a acessibilidade e à inclusão da pessoa com necessidades específicas. |
MÉTODOS: |
Optou-se por não salientar ou direcionar professores e chefes de departamento de apenas um curso ou núcleo, visto que o entendimentos sobre inclusão e acessibilidade devem estar presentes em todas as esferas educacionais e sociais. Os estudantes foram apresentados pela sigla ACSn (Acadêmico de Ciências Sociais,), APDn( Acadêmico de Pedagogia) e ACPSIn( Acadêmico de Psicologia). A letra n que precede cada sigla de identificação de alunos, chefes de departamento e professor, refere-se à classificação numérica dada ao participante da pesquisa, impossibilitando desta forma a identificação individual |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
Durante conclusão da pesquisa a Biblioteca Central estava passando por ampliações do espaço físico, com construção de sala para estudos individuais e sanitários. Enquanto as obras não estavam concluídas, era necessário a utilização dos banheiros e bebedouros que ficam no 1º piso. Mazonni (2001, p.30) refere-se ainda que a acessibilidade em bibliotecas envolve aspectos urbanísticos (caminhos, estacionamentos), próprio da localização. Na BC há um estacionamento próximo ao prédio, porém com acesso prejudicado por calçadas e obstáculos. Aspectos arquitetônicos relaciona-se ao que é próprio do ambiente interno da biblioteca (rampas, circulação, ventilação, banheiros, cadeiras, mesas). Apesar de existir um sistema que facilita a busca do acervo, não há material bibliográfico digital para consulta via internet. No ano de 2008, os funcionários da Biblioteca Central foram os primeiros a serem instruídos com curso de capacitação em Braille e Libras.Na maioria das salas de aulas do campus, devido à troca do mobiliário, ou mesmo a falta de cadeiras para atender todos os alunos, o que se vê é a mistura de mesas individuais, cadeiras antigas, cadeiras novas e cadeiras do tipo universitárias (com prancheta acoplada).O transporte coletivo, opção mais comum de acesso ao Campus, segue o padrão da maioria dos transportes coletivos da cidade. Não tem uma porta de entrada para o atendimento de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A falta de um transporte adequado já foi motivo para que um aluno em cadeiras de rodas desistisse do curso de Ciências Sociais. A partir do ano de 2005, com a implantação de novos cursos observou-se a preocupação da instituição nas novas construções. O critério de aprovação e credenciamento de cursos, fez com que a Universidade desse início ao processo do qual institui a Lei de Acessibilidade no Ensino Superior.No ano de 2007 foi criado Centro de Apoio a Pessoa Portadora de Necessidades Especiais- CAPNES. O enfoque da CAPNES é quanto ao material de c |
CONCLUSÕES: |
A UNIR tem como objetivo a formação humanística e a contribuição para o desenvolvimento regional e nacional. Na época era a única instituição federal de Ensino Superior em Rondônia atendendo a demanda de alunos concluintes do ensino médio da rede pública e particular. Um dos grandes diferenciais para a promoção de acessibilidade na Unir esta na implantação do CAPNES. A aquisição de equipamentos acessíveis, inclusive em Braille, é um grande passo para tornar mais universal o atendimento à comunidade, contribuindo para a aquisição de materiais e a capacitação profissional do servidor. Ao termino da pesquisa observou-se que a UNIR tem medido esforço para a implantação de ações que favoreçam a inclusão social. As legislações e obrigatoriedade de atendimento as normas técnicas têm contribuído para que a Universidade Federal de Rondônia atenda integralmente quem a ela procure e necessite, caminhando assim para a qualidade na edu |
Palavras-chave: Acessibilidade, Pessoa com Deficiência, Ensino Superior. |