66ª Reunião Anual da SBPC |
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o): SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração, Planejamento e Avaliação Educacional |
GESTÃO DEMOCRATICA: A PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA NA ESCOLA |
Daiana dos Santos Reis - Universidade Federal do Amazonas-UFAM Lucélia Correa Barros - Universidade Federal do Amazonas-UFAM Angela Maria Gonçalves De Oliveira - Universidade Federal do Amazonas-UFAM |
INTRODUÇÃO: |
O Ambiente escolar por vezes é um reflexo social do meio ao qual se encontra inserido, sendo um campo fértil que fomenta possibilidades e descobertas. A vivência adquirida nele propicia conhecimento, uma ferramenta de extrema primazia para a formação da cidadania, expressão e desenvolvimento aos indivíduos que ocorre a partir das relações entre as pessoas. Muitas literaturas que abordam a temática família-escola nos mostram que a escola pode configurar-se como um ambiente de autoritarismo, ou da liberdade pautado em princípios de responsabilidade e respeito a todos os membros que a compõe. Assim sendo, ela pode ser palco que protagonize a interação de pessoas que respeitem mutuamente ou que se segregam temendo uns aos outros. A sensação que se tem é que pais e professores andam de certo modo distantes estes primeiros sentem-se desvalorizados, quanto aos pais muitos demonstram a necessidade de orientação e presença mais efetiva para realizar sua atribuição de pai e mãe junto à escola. Mediante o cenário aqui descrito, um questionamento é cabível acerca de como tem se dado a participação da família na vida escolar dos filhos. E como a escola pode favorecer ou articular essa aproximação por meio da gestão democrática. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
Este trabalho apresenta os resultados das pesquisas feitas durante a execução do Projeto de extensão “Gestão democrática: articulando a parceira família-escola”. Investigar as implicações e causas que favoreçam o distanciamento entre a família e escola, bem como apresentar alguns pontos que venham fortalecer a parceria entre ambas foram os objetivos norteadores deste trabalho. |
MÉTODOS: |
A metodologia adotada para a realização da pesquisa foi por meio de uma abordagem qualitativa. Esta se caracteriza por seu caráter exploratório e descritivo. Para a obtenção das informações se fez uso de questionários contendo perguntas abertas, os quais foram aplicados junto às famílias dos alunos. As famílias visitadas todas tem residência fixa nas proximidades da escola João Paulo II (nome fictício) escola Estadual do Município de Humaitá- AM, onde a pesquisada se realizou. A visita aos familiares se deu de forma amistosa em sua grande maioria, no momento das visitas utilizou-se de equipamento eletrônico como: câmera fotográfica e recurso humano: dialogo com os entrevistados. Os dados obtidos foram analisados e a todos eles foi dada a devida importância e interpretação sempre à luz de teóricos que abordam exaustivamente a temática aqui pesquisada, como: Luck (1990), Libâneo (2002), Silva (2008). A análise dos dados pesquisados foi feita a partir de uma abordagem qualitativa por meio da verificação do conteúdo das falas dos entrevistados. Todos os colaboradores são de grande importância para a pesquisa, pois, nos fornecem dados e informações diferentes das que obtemos nas literaturas. (CHIZZOTTI 2005, pg. 84). |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
A resposta contida nos questionários deram mostras que, atualmente ainda se tem um grande caminho a percorrer quando se pensa na parceria família/escola. Um caminho de cooperação que só será efetivo se os pais compreenderem que não cabe somente à escola exercer a função moral no desenvolvimento do aluno visto ser este papel primeiro da família em conformidade com Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Uma vez que a grande maioria dos entrevistados quando questionados a respeito de como se da à participação dos mesmos na vida escolar dos filhos, revelou que esta ocorre no momento da entrega de boletins e no tocante das reuniões quando essas são realizadas na escola e ainda assim de forma descontinua e não muito valorizada, por estas se darem em horários em que eles (pais) relataram estar ocupados com outros afazeres nos quais não podem se ausentar. Frente a isso se apurou que cada vez mais a escola precisa promover ações de conscientização junto a essas famílias que as levem ao desvelamento da importância do papel que a ela recai na progressão da vida escolar de seus filhos. O distanciamento da família do ambiente escolar reflete no desempenho dos filhos/alunos nas mais diferentes atividades que estes vivenciam na escola todos os dias. Os alunos por se sentirem carentes de um olhar atencioso, acabam por chamar a atenção de pais/professores ainda que inconscientemente por meio de notas baixas, indisciplina e demais problemas que comprometem o cotidiano deste aluno na escola. Tal verificação reflete a falta de compreensão por parte dos pais que o processo educativo necessita ser visto sob uma ótica de interacionismo reciproco onde os elos escola-família-alunos trabalhem em regime de cooperação buscando sempre a comunicação e com isso vislumbrando um melhor desenvolvimento educacional de nossas crianças. |
CONCLUSÕES: |
Ao fim desta investigação dois pontos se revelaram preocupantes: o primeiro a cerca da desinformação apresentada pelos pais quanto à incumbência que a eles recai quando o assunto e participação no cotidiano escolar do filho. O segundo diz da escola pesquisada apresentar pouca diversidade atrativa para chamar a atenção da família como: (oficinas, projetos... etc) aliado à crença errônea por parte dos pais em acreditar que sua ligação com a escola se limite apenas a ir a reuniões para o recebimento de boletins, ou quando o filho apresenta falha de comportamento afim de puramente repreende-lo; se mostrou um dado alarmante. Diante disto, se acredita que para minimizar as dificuldades quanto à participação dos profissionais da educação e pais na construção de um projeto democrático que busque a qualidade no ensino e na aprendizagem, é necessário que a instituição reelabore sua proposta pedagógica e passo a passo venha a contemplar a participação da família no ambiente escolar. |
Palavras-chave: Gestão, Educação, Família/Escola. |