66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 2. Linguística Aplicada
A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA
Jayfferson Alves Rodrigues - Instituto de Letras - UnB
Mariana R. Mastrella-de-Andrade - LET / IL / UnB / Profa. Dra./Orientadora
INTRODUÇÃO:
Pesquisas com enfoque em questões identitárias têm se mostrado de grande complexidade e relevância social, apresentando-se como tema central de discussão para a área de ensino e aprendizagem de línguas na contemporaneidade. Atualmente parece ser consenso na área de Linguística Aplicada o fato de as identidades serem múltiplas, jamais fixas, fluidas (Norton, 2011). Isso está relacionado ao fato de que as identidades não estão nas pessoas, como características que lhes seriam naturais, mas são antes construídas nas interações sociais, sendo construídas na e por meio da linguagem (Moita Lopes, 2002). Nessa perspectiva teórica, o objetivo desta pesquisa é investigar a maneira como as identidades de falantes de inglês são construídas em um livro didático adotado nos Centros Interescolares de Línguas do Distrito Federal, os quais são locais públicos de ensino da língua inglesa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar como as identidades construídas nos livros didáticos de inglês da escola pública se relacionam e influenciam o processo de ensino/aprendizagem da Língua Inglesa - LI. Que discursos sociais os textos do livro didático de LI veiculam?; Que identidades de sujeitos são construídas a partir desses discursos e como essas identidades influenciam o processo de ensino-aprendizagem da LI?
MÉTODOS:
Para a análise dos dados, fundamentamos a pesquisa no paradigma interpretativista de pesquisa (Moita Lopes, 1994), segundo o qual a linguagem é vital para a compreensão dos eventos sociais e os pesquisadores participam na própria construção dos conhecimentos gerados pela investigação, uma vez que não se presume a existência de objetividade ou imparcialidade como possíveis para a relação com a pesquisa. Nesse sentido, tanto pesquisador quanto sujeitos ou objetos participantes são envolvidos no processo de interpretação e de atribuição de significado aos eventos analisados. Como resultado, o texto de pesquisa fornece uma explicação cultural dos fenômenos enfocados ou detectados e considerados importantes para virem a ser investigados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As análises revelam que as identidades dos falantes de inglês no livro didático investigado são idealizadas no que se refere à classe social, raça e culturas outras que não a norte-americana. Quanto à classe social, há uma elitização do lazer, com o qual os aprendizes brasileiros da instituição em questão dificilmente se identificariam; quanto à raça, entendemos que os discursos do livro veiculam a primazia da raça branca como padrão por meio do apagamento de outras raças e da branquitude como o normal nos contextos de fala da língua inglesa; quanto à questão da identidade do Outro, percebemos que ela é construída a partir da normalização da cultura norte-americana, mediante a qual as demais são estranhas, passíveis de riso ou choque cultural. A partir dessa análise concluímos que o livro didático não traz uma perspectiva inclusiva de identidades para que os alunos, de diferentes realidades, possam se identificar. O livro traz textos e imagens que estereotipam os que não são norte-americanos como “estranhos” ou “peculiares”, fora do padrão reconhecido como natural. Abre-se então espaço para o riso e a chacota a essas identidades, o que distanciaria os aprendizes não norte-americanos da realidade apresentada. Isso, de acordo com Tílio (2009; 2012), distancia os alunos da aprendizagem de língua estrangeira, pois oferece uma visão única de mundo com a qual os aprendizes poderiam não se identificar ou se ver excluídos do que é tido como a verdade padrão da vida social para o ambiente de aprendizagem.
CONCLUSÕES:
As análises empreendidas trazem reflexões sobre o papel do livro didático no ensino de inglês hoje, o papel do professor junto aos alunos e a necessidade de problematização das identidades normalizadas, as quais, devido a seu caráter de construção, precisam ser desconstruídas em função de um ensino-aprendizagem mais democrático e acessível.
Palavras-chave: Identidade, ensino-aprendizagem de língua inglesa na contemporaneidade, livro didático.