66ª Reunião Anual da SBPC |
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o): SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Ambiental |
OS RECURSOS NATURAIS: O USO COM RESPONSABILIDADE E SUSTENTABILIDADE E O PROBLEMA DO LIXO NÃO BIODEGRADÁVEL |
ARIVALDO D’AVILA DE OLIVEIRA - UFAC PEDRO RAIMUNDO MATHIAS DE MIRANDA - UFAC |
INTRODUÇÃO: |
O meio ambiente inclui todas as coisas vivas e não vivas que ocorrem na Terra. O Dia Mundial do Meio têm por finalidade promover atividades de conscientização, proteção e preservação ambiental e alertar governos e o público em geral, para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do ambiente. Nos últimos tempos, as sociedades capitalistas extraem de forma ininterrupta tudo aquilo que é necessário para manter a vida e o progresso. Para Curi (2011, p. 5) uma verdade permanece irrefutável: o homem é fruto da natureza. Diante desse fato é importante conhecer como são extraídos e utilizados os recursos naturais para adotarmos medidas de consumo comedido, garantindo o futuro das próximas gerações. Existem no nosso planeta mais de sete milhões de pessoas e todos têm suas necessidades de espaço, alimentos, produtos diversos, dentre outros. A exploração dos recursos naturais tem causado vários problemas em diferentes escalas e conhecê-los é aspecto fundamental para preservação do meio ambiente. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
Estudo para conhecimento e conscientização dos problemas causados pela extração, industrialização e consumo dos recursos naturais e o lixo depositado na natureza – aspectos da composição química, poluição e tempo de decomposição. |
MÉTODOS: |
Através de Projeto de Ensino interdisciplinar desenvolvemos as temáticas Natureza e Sociedade (Geografia) e Química e Sociedade (Ciências) no sentido de levar os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação -UFAC perceberem que o conforto da vida moderna em sociedade se deve à correta utilização de processos da Química na transformação dos recursos naturais, bem como da Geografia no tocante à responsabilidade social em cuidar do ambiente, sobretudo da coleta e deposição do lixo. Inicialmente foi feito levantamento de conhecimentos prévios e a partir destes, foram utilizadas diferentes abordagens metodológicas - aulas expositivas dialogadas conjuntas ou não, exibição de filmes e documentários didáticos, leituras e seminários, dentre outros, visando facilitar a compreensão e aprendizagem dos conteúdos de maneira significativa e contextualizada. Como culminância do projeto foi realizada a exposição “Lixão Pedagógico” em que os alunos abordaram aspectos gerais da composição química, período de decomposição e perigos causados ao ambiente dos principais tipos de lixos produzidos pela sociedade, juntamente com outras atividades alusivas ao Dia do Meio Ambiente, em Junho de 2013, na Praça da Revolução, centro da cidade de Rio Branco - AC. |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
Os resíduos sólidos constituem o que genericamente chamamos de lixo. O conceito de lixo pode ser considerado como uma invenção humana, pois em processos naturais não há lixo. Branco (1997, p.12) diz que ao longo de sua história tornar-se cada vez menos dependente da natureza. Em geral, muito do que se considera lixo pode ser reutilizado ou reciclado, desde que os materiais sejam adequadamente tratados. O lixo biodegradável é aquele que se decompõe rapidamente, graças à ação das bactérias, fungos e alguns animais. Já o lixo não biodegradável demora um longo tempo para sofrer decomposição. De modo geral, no levantamento dos conhecimentos prévios, os alunos tiveram dificuldade de apresentar noções básicas sobre os conceitos relacionados acima e que não importa o quanto de exploração sofrem os recursos naturais. Eles sempre estarão disponíveis para suprir as necessidades da humanidade. Desconhecem ainda que apenas um pequeno percentual do lixo produzido é destinado à coleta seletiva e que mais de 50 mil toneladas de resíduos são depositadas todos os dias em lixões a céu aberto, representando um enorme risco à saúde da população e do ambiente. Mudar esse cenário envolve além dos aspectos educacionais escolares a conscientização para redução de padrões sociais de consumo, a reutilização dos materiais e a reciclagem, conforme a "Regra dos Três Erres" preconizada pelos ambientalistas. A ideia é diminuir o volume de lixo de difícil decomposição, a fim de otimizar o uso dos recursos e aumentar a vida útil dos aterros. Através da atividade, os alunos procuraram mostrar para a comunidade escolar de Rio Branco os diversos aspectos do impacto ambiental causado pela produção e consumo de produtos, especialmente aqueles obtidos de recursos naturais não renováveis. |
CONCLUSÕES: |
A aprendizagem significativa dos conteúdos conceituais e atitudinais sobre o meio ambiente e exploração dos recursos naturais deve ser feito de modo que leve os estudantes a refletir sobre a origem e os processos de transformação dos recursos naturais bem como o tempo de decomposição e dos impactos ambientais causados pelo descarte inadequado do lixo, de modo particular o não biodegradável. Dessa forma, buscamos despertar nos alunos e demais membros da comunidade escolar a necessidade de conhecer e valorizar medidas de proteção ambiental como promotoras da qualidade de vida, mostrando para a sociedade o sentido de informar sobre a matéria-prima, o tempo de decomposição e os prováveis impactos ambientais causados pelo descarte inadequado do lixo biodegradável ou não na natureza, além do comprometimento para as gerações futuras do uso excessivo dos recursos naturais. |
Palavras-chave: Lixo, Meio Ambiente, Recursos Naturais. |