66ª Reunião Anual da SBPC |
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o): CESA - Sociedade Científica de Estudos da Arte |
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes ou Educação Artística - 1. Artes ou Educação Artística |
A INSERÇÃO DO ENSINO DE MÚSICA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE |
Charles Felix de Oliveira - Universidade Federal do Acre Maíra Andriani Scarpellini - Universidade Federal do Acre |
INTRODUÇÃO: |
A presente pesquisa tem como tema a implementação da aula de música nas escolas. Dentro dessa temática, objetivou-se estudar como se deu o processo de inserção do conteúdo de música no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre (CAP/UFAC). Esse colégio foi escolhido porque como escola-laboratório da Universidade, trabalha com conteúdo de música desde 1990 com professor polivalente, e desde 1998 com professor substituto contratado exclusivamente para ministrar aulas de música. Sendo assim, mesmo antes da Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tornou a música conteúdo obrigatório, mas não exclusivo do ensino de artes, essa escola já tinha esse conteúdo enquanto prática pedagógica. Trabalhar com o levantamento de dados que apontem para uma percepção de como se deu esse processo de inserção da música na escolar, passa primeiramente por compreender o contexto histórico-social em que a escola, alunos e a comunidade da época estavam inseridas. Estudar como foi o processo de implementação da música nessa escola pode ajudar a compreender outros processos em instituições de ensino que, mesmo com peculiaridades distintas, possam apresentar semelhanças quanto a muitos dos processos vividos nessa escola. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
O objetivo geral desse trabalho é compreender como foi o processo de inclusão da aula de música no Colégio de Aplicação da UFAC. E específicos: verificar o período de implementação de aulas de música; Identificar as pessoas responsáveis por esse processo, averiguar como era a infraestrutura da época para as aulas de música e reconhecer como a escola contribuiu para a implementação da música. |
MÉTODOS: |
Esta pesquisa se caracteriza por ser uma pesquisa qualitativa. Isso porque procura investigar o processo de inserção do ensino de música no Colégio de Aplicação através de métodos que objetivam formas de compreender o objeto de maneira ampla, considerando as especificidades do contexto histórico-social vivido. O método adotado foi a história oral. Isso porque a história oral está ligada “a reconstituição de um período ou de um breve evento histórico por meio das pessoas envolvidas” (LAKATOS; MARCONI, 2011, p. 282). A coleta de dados se deu através de conversas, fontes escritas e entrevistas. Desde abril de 2012, começou-se a elaborar o foco de estudo e colher informações referente ao ensino de artes no Colégio de Aplicação da UFAC. Nesse momento foram realizadas apenas conversas informais sobre o assunto, mas elas foram importantes para nortear o rumo da pesquisa. Foram analisados documentos dos arquivos da escola, inclusive os diários de classe. Esses documentos foram de grande importância para reconhecer o entrevistado e formular questões na entrevista. Entrevistou-se o Professor Dircinei Francisco Lima de Souza, primeiro professor contratado exclusivo para o ensino de música e que implementou a aula música na escola. Essa entrevista foi gravada, transcrita e analisada. |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
Apesar das atividades escolares do Colégio de Aplicação terem se iniciado “em 15 março de 1982” (Azevedo, 1989, p. 73), os primeiros registros do ensino de artes apareceram em 1990 com a inserção do ensino da Educação Artística, com a professora Maria Alves de Mendonça que nessa época trabalhava com várias atividades artísticas como pintura, artesanato e teatro. O primeiro registro de atividade artística envolvendo artes plásticas, teatro e música, é de março de 1993. Esse registro está no livro “Caminhos da Educação: Colégio de Aplicação da UFAC – 15 anos de história” (AZEVEDO, 1998, p. 211), com o projeto “Oficina de Artes Plásticas, Musical e Corporal no Colégio de Aplicação” (ibid, p. 211). Além desse houveram outros eventos que envolviam música, mas ainda a música não era conteúdo independente no colégio. A iniciativa para contratação de um professor formado em música para o Colégio de Aplicação surgiu em 1998 devido à percepção da UFAC da importância desse conteúdo ser ministrado na escola por um profissional da área, já que a escola contava com professores específicos para artes plásticas e teatro. O primeiro professor contratado para trabalha exclusivamente com o conteúdo música chama-se Dircinei Francisco Lima de Souza, na época recém graduado em música pela Universidade Estadual do Ceará. Ele e os outros professores de arte atendiam 350 alunos por período, que optavam por qual conteúdo iriam começar. Ao longo do ano os alunos revezavam de um conteúdo de artes para outro tendo obrigatoriamente contato com os três conteúdos. A priori a escola não dispunha de uma infraestrutura para trabalhar adequadamente com os alunos, fazendo que o professor improvisasse. Segundo o professor a metodologia adotada no processo de inserção da música no Colégio de Aplicação, era de levar os alunos a desenvolver um estudo da música pela pesquisa e pelo fazer, de forma que os alunos vissem a música como objeto de pesquisa. |
CONCLUSÕES: |
Ao compreender as interações entre os agentes envolvidos na inserção da música na escola, essa pesquisa contribui para a área de Educação Musical, pois é possível através dela perceber que há relação direta entre o ensino de música e a metodologia, recursos didáticos, espaço físico, professores e escola. Todas essas relações permeiam o processo de inserção da música na escola. Além disso, ressalta-se que muitas questões estão além da proposta desse trabalho, e devem ainda ser investigadas pois há muito a ser estudado em uma escola que já ministra aulas de música 20 anos. Esta pesquisa não buscou chegar a resultados conclusivos, mas levantar situações, inquietações que possam auxiliar a outras pesquisas no que se refere a música na escola. Estudar a inserção da música na escola é importante e enriquecedor para entender o processo de ensino/aprendizagem das crianças, e com isso, ajudar na concepção de novas formas de relacionar música, escola, aluno e comunidade com as práticas musicais. |
Palavras-chave: Inserção da música na escola, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre, Aulas de música. |