66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 1. Biologia
IDENTIFICAÇÃO DE ABELHAS OCORRENTES NO PERÍMETRO URBANO DA CIDADE DE CRUZEIRO DO SUL – ACRE.
Júlia Costa Alencar de Oliveira - Universidade Federal do Acre - Campus Floresta - UFAC
Rogério Oliveira Souza - Orientador / Doutor / Universidade Federal do Acre - Campus Floresta - UFAC
INTRODUÇÃO:
As abelhas são insetos que demonstram preferência por ambientes secos, porém são encontradas nos mais diversos habitats desde que haja também plantas com flores. O Brasil, por ser um país de grandes proporções continentais e ecossistemas extremamente ricos, habita cerca de um quarto do total de abelhas existentes no mundo. Sua atuação tem um impacto econômico bastante considerável, não só por causa da produção do mel, que é muito apreciado, mas também por vir sendo utilizado para a polinização especializada em plantações, o que gera renda para os seus criadores, para os agricultores e comerciantes, além de gerar alimento de melhor qualidade para a população.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este projeto teve por objetivo realizar um levantamento das abelhas ocorrentes na área urbana do Município de Cruzeiro do Sul, e analisar a distribuição espacial das espécies.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado no Município de Cruzeiro do Sul, através de coleta de 5 indivíduos de cada ninho, realizadas diretamente dos ninhos ou em suas proximidades, em diferentes bairros da cidade e para cada ninho amostrado foram tomadas as medidas de latitude e longitude (GPS – modelo eTrek da Garmin), de modo a se estabelecer um mapa de distribuição das espécies. A identificação do material foi feito em parceria com a Profa. Dra. Maria Cristina Arias, do Instituto Biológico da USP (IB USP), em São Paulo, sendo que os exemplares tipo foram mantidos na coleção entomológica de nosso grupo de pesquisa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram localizados 19 ninhos, em 3 diferentes bairros da cidade e a coleta de indivíduos de 14 deles. A grande maioria estava localizado em substrato de alvenaria, a aproximadamente 2,5m do chão. Apenas três deles tinham barro na construção do tubo de entrada, os demais sendo compostos de cerume marrom, amarelado ou avermelhado. Os ninhos de abelhas de maior porte (maior ou igual que 4mm), representados pelas espécies Tetragonisca sp 1 cf, Tetragonisca sp 2 cf, Tetragonisca sp 3 cf, Trigonisca sp, Trigona sp 1 cf e Trigona sp 2 cf apresentaram grande atividade durante o período matutino quando comparadas às Leurotrigona sp cf, de menor porte (menor ou igual que 4mm) a atividade foi menos intensa. Notou-se uma preferência por ambientes abandonados, de baixa circulação humana, de menor manutenção/interferência, cercados por árvores e flores.
CONCLUSÕES:
Com base nos resultados obtidos, notou-se a grande capacidade de adaptação das abelhas ao meio urbano e, como consequência dessa adaptação, a possibilidade da criação desses indivíduos nos quintais das próprias residências, a fim de ser uma fonte de renda para os moradores, manutenção das espécies florais, produção de frutos e de disseminação de conhecimento para todos.
Palavras-chave: Levantamento, Abelhas, Área urbana.