66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
SBF - Sociedade Brasileira de Física
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
O BRINQUEDO COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DO PIBID
Ana Márcia Rodrigues dos Santos - Autora/Universidade Regional do Cariri-URCA
André Flávio Gonçalves Silva - Orientador (Mestre)/ Universidade Regional do Cariri-URCA
Francisco Augusto Silva Nobre - Co-autor/ Universidade Regional do Cariri-URCA
Maria Anésia Sousa de Alencar - Co-autor/Universidade Regional do Cariri-URCA
INTRODUÇÃO:
A Física é uma disciplina escolar que poucos alunos se atraem, causando assim o desinteresse por seu estudo. Vários são os motivos que levam ao não interesse do aluno por ela, sendo um deles à maneira de como é apresentada. Sabemos que a Física é uma disciplina que requer uso da matemática para que resultados sejam encontrados, mas não podemos ficar alheios com relação ao seu conceito teórico, e devido ao mal e ao não uso dessa metodologia, os alunos acabam tendo uma repulsão com a matéria. O brincar é uma importante forma de comunicação e que por meio deste, a criança e/ou adolescente pode reproduzir seu cotidiano possibilitando o processo de aprendizagem e facilitando a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre brincar e aprender. Baseado nas dificuldades encontradas na aprendizagem em Física, alunos bolsistas do PIBID desenvolveu uma oficina com uma turma da 7ª série do Ensino Fundamental na escola Polivalente na cidade de Crato-CE, a qual utilizou brinquedos como objeto de aprendizagem, apresentando os conceitos físicos envolvidos em cada brincadeira.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento de uma oficina em que foi utilizado o brinquedo como objeto de aprendizagem no ensino de Física a partir dos conceitos físicos envolvidos, em uma turma da 7ª série do Ensino Fundamental da Escola de Ensino Fundamental e Médio Polivalente Governador Adauto Bezerra na cidade do Crato-CE.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado com uma turma da 7ª série da escola Polivalente do Crato-CE, onde utilizamos sete brinquedos: o pião, lâmpada de plasmas, mola maluca, pássaro sedento, ímãs, bateria de batata e João bobo. Inicialmente, antes de trabalharmos os conceitos físicos de cada brinquedo, fizemos uma sondagem para ter conhecimento dos conhecimentos e das carências dos alunos. Entregamos uma folha em branco e pedimos para que cada um escrevesse o que achava que o brinquedo tinha a ver com a Física e logo em seguida apresentamos alguns conceitos Físicos. Para a realização das atividades, que foram separadas por brinquedo, foi elaborado dois grupos distintos para utilizarem dois materiais disponíveis. Quando era concluída cada brincadeira, era feita uma explanação a respeito dos conceitos físicos envolvidos na atividade. Após cada conceituação do evento, pedíamos para que cada um fizesse um relatório explicando com suas palavras o que havia entendido e ao observar.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A oficina realizada teve como intenção apresentar conceitos físicos que estão por trás de brincadeiras cotidianas para que possamos atrair a atenção e estimular a curiosidade e o interesse pela disciplina nos alunos, para que futuramente, no ensino médio, os conhecimentos básicos adquiridos por meio do brincar através da oficina sejam reforçados e transformados, proporcionando meios facilitadores para a aprendizagem em Física, utilizando a brincadeira como recurso escolar, aproveitando a motivação própria do aluno tornando a aprendizagem mais atraente e significante. Com a realização da oficina, pudemos perceber que a atividade com brinquedos veio realmente a contribuir com a aprendizagem significativa dos mesmos. Ao compararmos os textos que faziam antes e depois da atividade proposta na oficina, era notório o desenvolvimento de absorção no entendimento dos conceitos físicos por trás de cada brinquedo. Algo interessante é que todos fizeram intuito de participarem de todas as atividades e exporem seus comentários, suas observações. O brinquedo, por ser algo que o adolescente se diverte diariamente, pode ser utilizado como objeto de aprendizagem para que a visão que foi criada de a Física ser uma matéria horrível ser desconstruída e que, ao tocar a afetividade do mesmo, ou seja, a brincadeira ao gerar prazer, possui um fim em si mesmo ocasionando a aprendizagem de forma espontânea e divertida. Dessa forma, observamos que nossa oficina colabora com o que afirma Karl Groos na Psicologia do Desenvolvimento, 1986 em que o brinquedo é um exercício preparatório para as atividades adultas e que correspondiam a uma necessidade natural. Embora os alunos não estudem ainda a disciplina de Física, mas estudam ciências e é interessante que a primeiro passo, a Física seja apresentada de uma forma suave e relacionada ao seu cotidiano, por que assim o aluno vai conhecendo seu lado teórico, suas aplicações no dia-a-dia e assim, despertando o interesse em estuda-la.
CONCLUSÕES:
Portanto, com a realização da oficina foi possível perceber o quão importante é apresentar a Física no Ensino Fundamental preparando o aluno para estuda-la futuramente no Ensino Médio e utilizar de ferramentas que venham atrair a atenção, desenvolver o interesse, estimular o poder de observação, criticidade , aprendizagem e defesa dos seus argumentos, promovendo o brincando aprendendo utilizando brinquedos. Também pudemos perceber que houve um aprendizado científico, embora, alguns conhecimentos populares não terem sido totalmente superados. Assim, a disciplina de Física já passa a ser observada de uma maneira mais dócil para esses estudantes.
Palavras-chave: Física, Brinquedo, Aprendizagem.