66ª Reunião Anual da SBPC |
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o): SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA |
G. Ciências Humanas - 5. História - 3. História Social |
QUILOMBO MEMÓRIA E VIDA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR |
Carolina Gomes da Silva - l COMAR- Escola Tenente Rêgo Barros Victoria Oliveira da Silva - l COMAR- Escola Tenente Rêgo Barros Izabella Rocha da Costa - l COMAR- Escola Tenente Rêgo Barros Lana Jennifer Araujo Borges - l COMAR- Escola Tenente Rêgo Barros Walter Ferreira dos Anjos Júnior - Orientador/ l COMAR- Escola Tenente Rêgo Barros |
INTRODUÇÃO: |
A História do Brasil é marcada profundamente pela escravidão indígena e negra. Na colônia e no império, achava-se que eles haviam sido passivos diante da dominação senhorial, entretanto utilizaram-se de diversas formas de resistência como suicídio, assassinato de feitores e principalmente a fuga para a formação de quilombos. Considerados uma das mais importantes formas de resistência à escravidão, esses espaços de autonomia permitiam as práticas de seus costumes e de sua cultura. A Lei no 11.645/98 obriga a inserir no currículo escolar assuntos específicos sobre a história e a cultura afro-brasileira e indígena. No entanto não determina a existência de uma disciplina específica. A proposta diz respeito à produção de conhecimentos e formação de atitudes e valores capazes de educar cidadãos conscientes. O projeto interdisciplinar da Escola Tenente Rêgo Barros não visou apenas cumprir a lei como forma de obrigação, mas, principalmente, como forma de reconhecer as contribuições culturais desses povos. O projeto visou, por meio do contato dos discentes com uma comunidade remanescente quilombola, promover o aprendizado da convivência e do respeito às diferenças, mas acima de tudo formar uma consciência étnico-racial necessária para a sua formação cidadã. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
Compreender a realidade de uma comunidade remanescente de quilombolas, identificando as suas atividades socioeconômicas, a ocupação do espaço e a memória construída durante sua formação, bem como a sua importância cultural e política na luta das minorias em busca da sua identidade e cidadania. |
MÉTODOS: |
As ações do projeto foram realizadas com todas as turmas do segundo ano do ensino médio no ano de 2013. Inicialmente os professores das disciplinas envolvidas trabalharam a parte teórica. A pesquisa de campo começou com uma entrevista com os líderes da comunidade, que relataram os aspectos históricos, políticos, sociais, econômicos e culturais, depois os alunos seguiram para as visitas em vários ambientes da comunidade para conhecer o seu cotidiano. Os locais visitados pelos alunos foram: a casa de farinha, o viveiro de criação de frangos para corte, a roça de verduras, o viveiro de criação de frango “caipira”, os tanques de criação de peixe e o barracão cultural. Continuaram o estudo no viveiro de cultivo de ervas medicinais, depois no terreiro de umbanda e no posto de saúde. Os alunos foram orientados a seguir um roteiro previamente elaborado e a produzir um relatório por escrito com as observações e levantamento de dados realizados sobre: o histórico da comunidade, economia, educação, saúde, aspectos sociais, biológicos, culturais e a relação da comunidade com o meio ambiente. Além do relatório, as quatro turmas foram divididas em oito equipes, com a finalidade de produzir um jornal tratando dos referidos aspectos do projeto para socialização com a comunidade escolar. |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
O projeto teve uma grande aceitação por parte de pais e alunos, desde a sua divulgação até a execução da pesquisa de campo e avaliação. Os alunos se esforçaram em todas as etapas: estudo teórico, realização das atividades, pesquisas e produção do jornal. Os objetivos do projeto foram plenamente alcançados, pois foi possível para os alunos compreender importantes aspectos da realidade da comunidade remanescente de quilombolas, identificar as suas atividades econômicas e como se processam suas relações sociais e de ocupação do espaço, bem como a sua importância sociocultural, política e econômica na luta das minorias em busca da sua identidade e cidadania. No aspecto quantitativo, a atividade foi utilizada como parte da 3ª e 4ª avaliações bimestrais do ano 2013. No aspecto qualitativo, a atividade contribuiu para formação da cidadania dos alunos, pois significou um exercício de solidariedade com uma comunidade carente, além de possibilitar o contato e o conhecimento com uma comunidade que surgiu em consequência da resistência da luta negra contra a escravidão e que até os dias de hoje luta para garantir a sua sobrevivência e principalmente a sua propriedade particular e coletiva. No aspecto cognitivo, contribuiu para formação educacional, pois os alunos puderam participar de uma pesquisa de campo e ainda tiveram a possibilidade de organizar e apresentar um jornal que produziram e demonstraram de forma muito criativa uma das diversidades histórico-sociais do Brasil. |
CONCLUSÕES: |
Constatou-se, na realização deste projeto, que o trabalho interdisciplinar e a pesquisa de campo aguçam a criatividade, bem como estimulam uma maior participação dos alunos, oportunizando a eles construir novos conceitos sobre o tema étnico-racial. Vale ressaltar a importância da miscigenação dos negros, indígenas e europeus para a construção da identidade brasileira. Verificou-se também que existe a necessidade de ações interdisciplinares que tenham por finalidade modificar o panorama educacional, no qual se valorize ações de respeito à diferença e da diversidade étnico-racial. Portanto os alunos atingiram os objetivos propostos, pois se empenharam para desenvolver todas as atividades solicitadas durante o projeto, o que contribuiu para ampliar as competências linguísticas da oralidade e escrita, além de ampliar seus conhecimentos sobre a população negra que vive no campo, a qual historicamente é excluída pela sociedade, e ainda hoje luta por ser escutada, respeitada e reconhecida. |
Palavras-chave: Quilombolas, Identidade, Cidadania. |