66ª Reunião Anual da SBPC |
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o): SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração, Planejamento e Avaliação Educacional |
Gestão da educação a distância: indicadores para a inovação na educação profissional técnica |
Juliana Ferreira Bispo - Instituto Federal de Rondônia - IFRO/Campus Porto Velho Zona Norte Caíque Alcântara de Queiroz - Instituto Federal de Rondônia - IFRO/Campus Porto Velho Zona Norte Robson Cordeiro de Araújo - Instituto Federal de Rondônia - IFRO/Campus Porto Velho Zona Norte Francisca Euride dos Santos - Instituto Federal de Rondônia - IFRO/Campus Porto Velho Zona Norte Ariádne Joseane Félix Quintela - Orientadora/Instituto Federal de Rondônia - IFRO/Campus Porto Velho Zona Norte |
INTRODUÇÃO: |
A educação a distância tem sido uma modalidade utilizada como estratégia para promover o acesso à escolarização, instituições de ensino superior e institutos federais têm lançado mão dessa modalidade cada vez mais, com a finalidade de possibilitar letramento e qualificação em vários níveis. Nesse aspecto o uso de tecnologias da informação e da comunicação são bastantes empregadas, fazendo com que a EaD se apresente em alguns formatos, como por exemplo, e-learning e telepresencial. Nesse sentido, a pesquisa na área da gestão da educação analisou o estado da arte nesse campo, apontando como desdobramentos dessa análise (i) o conceito de inovação e a (ii) identificação de indicadores que possam caracterizar esse conceito orbitado pela presença das tecnologias. Para tanto, a metodologia baseada em técnicas de pesquisa documental e bibliográfica, com a aplicação de um questionário obteve: indicadores para uma educação a distância inovadora e elaboração do conceito de inovação a partir da análise dos dados dos respondentes. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
Analisar o estado da arte no campo da gestão da educação a distância no âmbito de cursos profissionalizantes do Instituto Federal de Rondônia no Campus Porto Velho Zona Norte. Apontar um conceito de inovação no campo da gestão da educação a distância. Identificar indicadores que caracterizem esse conceito orbitado pela presença das tecnologias. |
MÉTODOS: |
1 Documentação dos marcos regulatórios da oferta de cursos profissionalizantes no Instituto Federal de Rondônia e na unidade Porto Velho Zona Norte; 2- Bibliografia voltada para o tema; 3- Aplicação de questionário; 4- Tabulação e análise dos dados coletados; 5- Discussão dos resultados obtidos. |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
A pesquisa, demonstra por meio da aplicação do questionário aspectos que possam demonstrar indicadores para a inovação na educação a distância, a saber: a ensinagem de professores durante a teleaula; o atendimento de tutores; o ambiente virtual de aprendizagem e suas ferramentas; a teleaula e os recursos que são apresentados; a metodologia de EaD adotada para a realização do curso técnico e a gestão educacional de modo geral. Todos esses aspectos discutidos à luz de um referencial teórico no campo da gestão pública, da educação e da inovação, com atenção especial à Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004 que dispõe sobre à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e seus ajustes ou impactos no âmbito educacional como estratégia para o desenvolvimento científico e tecnológico nos Institutos Federais. |
CONCLUSÕES: |
O conceito de inovação se dilui e se modifica com o passar do tempo. A percepção a esse respeito (inovação) é uma linha tênue entre renovação (no sentido de reformar, dar outra aparência), invenção (no sentido de conceber, idealizar), criação (no sentido de gerar, produzir) e novidade (no sentido de trazer algo novo, acrescentar). No campo da educação, definir o termo inovação é mais complexo, porque nem sempre essa área consegue acompanhar as evoluções tecnológicas no mesmo compasso, parecendo até que fica a desejar em meio ao que hoje se propaga mundialmente. Por outro lado, os Institutos Federais e sua missão de ofertar uma educação pública de qualidade com foco no desenvolvimento da ciência e da tecnologia tem procurado diversificar e aplicar estratégias alternativas que auxiliem nessa missão. Uma dessas estratégias é a educação a distância para cursos técnicos. |
Palavras-chave: Gestão da educação, Tecnologias na educação, Inovação. |