66ª Reunião Anual da SBPC
Resumo aceito para apresentação na 66ª Reunião Anual da SBPC pela(o):
ABRAPEC - Ass. Bras. de Pesquisa em Educação em Ciências
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Ensino de Ciências
ASPECTOS DO CONTEÚDO SOBRE A REPRODUÇÃO HUMANA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DE 1982 E 2011
Pedro Raimundo Mathias de Miranda - Colégio de Aplicação/Universidade Federal do Acre
INTRODUÇÃO:
O livro didático é um dos principais recursos na Educação Básica. Em inúmeras escolas constitui o recurso didático disponível para alunos e professores, sem o qual o ensino e a aprendizagem ficam comprometidos. No ensino de ciências o livro didático é fundamental para a inserção dos estudantes no mundo das ideias científicas, sendo importante fonte formadora de opiniões e aprendizagem, além de propiciar ao aluno uma compreensão científica, filosófica e estética de sua realidade, servindo de suporte no processo de formação do cidadão. Fagundes (2007, p. 319) enfatiza que os livros didáticos não devem ser vistos como o único recurso, e sim como um recurso a mais na obtenção do conhecimento, devendo ser utilizado por professores e alunos como uma ferramenta valiosa, mas não a única, pelo fato de muitas vezes apresentar o conteúdo de forma pouco realista e descontextualizada, embora exerça papel direcionador do ensino na escola básica. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997) recomendam que, além do livro didático, deve-se utilizar materiais diversificados (jornais, revistas, filmes, etc) como fonte de pesquisa, de forma a ampliar o tratamento dado aos conteúdos e fazer com que o aluno se sinta inserido no mundo à sua volta (FRISON et al., 2009).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Fazer análise do conteúdo sobre a Reprodução Humana para o 8º ano do Ensino Fundamental em dois livros didáticos de ciências naturais, publicados em 1982 e em 2011, comparando a apresentação e abordagem, tendo por base os critérios para avaliação do livro didático segundo Vasconcelos e Souto (2003).
MÉTODOS:
Tomando por base a apresentação e aspectos da abordagem do conteúdo sobre a reprodução humana nos livros didáticos: Ciências - o corpo humano (José Luís Soares, 1982, ed. Moderna) e Ciências - o corpo humano (Carlos Barros e Wilson Paulino, 2011, ed. Ática) realizou-se uma análise através de leitura minuciosa do conteúdo conceitual, dos recursos visuais e atividades propostas, com base nos critérios propostos por Vasconcelos e Souto (2003, p. 96) para análise do livro didático, buscou-se identificar e comparar a clareza, a concisão e a objetividade da linguagem utilizada, a ausência de contradições conceituais e a coerência entre imagens e texto, assim como as atividades propostas como recursos facilitadores do ensino e aprendizagem, em dois momentos diferentes da educação básica – 1982 e 2011 – tendo o livro didático como recurso valioso para apresentar ao aluno os conceitos básicos e morfofisiológicos da reprodução humana, sistema genital masculino e feminino, dentre outros.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Nos últimos anos, o conhecimento avançou e os autores e editoras têm buscando melhorar a qualidade do livro didático.
No livro de Soares (1982) a reprodução humana é abordada em apenas um capítulo, de forma resumida e superficial, dificultando a compreensão e aprendizagem dos aspectos morfofisiológicos básicos do sistema genital masculino e feminino, não somente pelo texto como também pelas imagens, algumas coloridas e outras preto/branco que dificultam a visualização dos aspectos anatômicos, com exceção para a estrutura do espermatozoide e o parto. Barros e Paulino (2011) apresentam o conteúdo em três capítulos, de forma mais elaborada, com imagens coloridas e de qualidade, oferecendo melhor compreensão das características e funções dos órgãos genitais e o mecanismo da reprodução, pela descrição e clareza das informações, facilitando a compreensão e aprendizagem. As atividades propostas por Soares (1982) são objetivas e pouco significativas para uma aprendizagem efetiva, enquanto que em Barros e Paulino (2011) são descritivas e contextualizadas, podendo ser complementadas conforme os objetivos propostos. Os aspectos analisados apontam que na década de 80, o tabu e o preconceito eram marcantes na abordagem da reprodução humana nos livros didáticos, na escola e sociedade, seguindo o padrão de comportamento social nas décadas de 70 e 80. Nos dias atuais, questões sobre sexo e sexualidade são discutidas mais abertamente na escola e demais setores da sociedade, graças aos meios de comunicação, pela necessidade de informar e esclarecer, como forma de conscientizar a população e minimizar problemas como doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência. Cabe ao professor buscar no livro didático as contribuições que promovam a educação científica no sentido de apropriação da linguagem e desenvolvimento de valores éticos pelo aluno, mediante os avanços da ciência, contextualizada e socialmente relevante (PERUZZI et al., 2000).
CONCLUSÕES:
A implantação do Programa Nacional do Livro Didático, desde 1985, juntamente com o recente programa de avaliação da qualidade do livro didático, muito contribuiu para o avanço da educação em nosso país. Rever os livros didáticos de algumas décadas atrás nos ajuda compreender aspectos históricos da educação brasileira, especialmente na área das ciências naturais, devido o significativo avanço da ciência e tecnologia e suas relações com a sociedade, bem como percebermos que o ensino de ciências é marcadamente influenciado pelo avanço do conhecimento cientifico e mudanças do comportamento da sociedade. Em todas as épocas, a aprendizagem dos aspectos morfofisiológicos da reprodução humana e os demais conteúdos sobre o corpo humano são essenciais na formação do cidadão, para que possa cuidar do corpo, da mente e da saúde.
Palavras-chave: Reprodução humana, Livro didático, Ensino e aprendizagem de ciências.